- Publicidade -
Lazer e CulturaCorredores lotam o Kartódromo em prol da conscientização do câncer de mama

Corredores lotam o Kartódromo em prol da conscientização do câncer de mama

Tradição há 10 anos na cidade, evento reuniu centenas naquele que é considerado por muitos um local favorito nos fins de tarde e de semana

- Publicidade -
Corrida e caminhada teve ampla participação. (Foto: Divulgação)
Corrida e caminhada teve ampla participação. (Foto: Divulgação)

A manhã deste domingo (23) foi um pouco diferente no Parque do Kartódromo, em São Carlos. A cor rosa dominava os trajes dentre os participantes, que se dividiam entre corredores, praticantes de caminhada e o público habitual do espaço público.

A Corrida e Caminhada Outubro Rosa, tradição há 10 anos na cidade, reuniu centenas naquele que é considerado por muitos um local favorito nos fins de tarde e de semana.

- Publicidade -

A professora aposentada Ivani Cesarino é uma das participantes da atividade. Corredora há 18 anos, ela saiu vitoriosa na categoria feminina de 66 a 70 anos. Para ela, o pódio é uma motivação, mas não é o mais importante. “Dizem que as pessoas se inspiram em quem corre há muito tempo. Então, ficamos até como uma referência para certas pessoas que iniciam”, comenta.

LEIA MAIS
Moradores da região ficam por “um triz” de ficarem milionários na Mega-Sena; entenda

A professora relembra o motivo especial para a corrida na manhã deste domingo ensolarado. “É imprescindível que toda mulher acima dos 40 anos se examine e não deixe o tempo passar”.

Sílvia Cordeiro também tirou a manhã de domingo para ir até o Kartódromo para correr. Para ela, o trajeto, que incluiu avenidas como José Pereira Lopes e Trabalhador São-Carlense “foi muito bom”. “Eu acho uma ação importante, porque junto todo mundo. Gostamos de participar, é uma boa causa”.
 

Milhares de pessoas participaram do evento. (Foto: Divulgação)
Milhares de pessoas participaram do evento. (Foto: Divulgação)

 “Tchan na mulherada”

- Publicidade -

A campanha de combate ao Câncer de Mama deve ser permanente, mas o Outubro Rosa objetiva dar um “tchan na mulherada”, segundo a vice-presidente da Rede Feminina São-Carlense de Combate ao Câncer, Mônica De Santi. “Não é só em outubro, mas é para dar aquele ‘tchan’ na mulherada. Tem que ser o ano todo, pois prevenção é muito importante”, opina.

A pandemia de Covid-19 atrapalhou o diagnóstico de pacientes com câncer e, em alguns casos, a descoberta chegou tarde demais. A mamografia de rastreamento é recomendada na faixa etária dos 50 a 69 anos.

A Rede Feminina manteve, assim como a Secretaria de Saúde, Unicep e outras entidades um espaço para atendimento no Kartódromo. O Instituto Mix realizou corte de cabelo gratuito, com a possibilidade de doação de material para perucas.

Guilherme Soldado, diretor do instituto, afirma que para a confecção de uma peruca são necessárias mechas de 3 a 4 cortes de cabelo. “As mechas precisam ter 20 centímetros, no mínimo, para poder se aproveitar. Não tem problema de ter coloração, algum tipo de química. A empresa responsável pela coloração vai fazer a separação para conseguir confeccionar as perucas”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Lucinha Garcia, fez um balanço positivo do evento. “Esse sempre foi o objetivo e estamos na 10ª edição. Neste ano teve um ‘up’, porque as pessoas deixaram de ir às Unidades Básicas de Saúde por medo. A ideia é trazer essas pessoas para a rotina, para a vida”, comentou.

O evento tem encerramento previsto no início da tarde.

VEJA MAIS
Veículo bate em outro e capota na Avenida Grécia

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -