Para celebrar um dos momentos mais importantes da história do Brasil, a plataforma de streaming de arte e vídeo por demanda #CulturaEmCasa apresenta duas séries sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.
A partir do próximo domingo (13) às 20h30 estreia “Modernismo hoje: estudos atuais”. Na terça (15), no mesmo horário, será a vez de “Outras Vanguardas”. As obras contam com a curadoria da Amigos da Arte, organização social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Ao longo de onze episódios, “Modernismo hoje: estudos atuais” traz a oportunidade de admiradores, pesquisadores e artistas se aprofundarem no movimento que revolucionou a história da arte no Brasil. Produzida pela Academia Paulista de Letras, a obra visa estimular uma reflexão sobre o importante legado da Semana.
A atração conta com a contribuição de estudiosos aprofundados por diferentes abordagens. Trata-se de uma escrita a várias mãos cujos temas foram selecionados por Ana Maria Belluzzo, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como crítica, pesquisadora e curadora independente.
“Outras Vanguardas” revela personagens de diferentes gerações comprometidos com a renovação da linguagem, artistas pioneiros em atividade, e movimentos disruptivos que guardam relação direta com os propósitos da Semana, seus desdobramentos, e a expressão contemporânea do pensamento modernista. A obra tem dezesseis capítulos semanais, com novos episódios sempre às terças-feiras às 20h30. Participam da série, Arrigo Barnabé e Ian, Metá Metá, Tulipa Ruiz , Pascoal Da Conceição, Cida Moreira, Passoca, Premeditando o Breque, Língua de Trapo, Isca de Polícia e Tetê Espinola.
As transmissões serão realizadas pela plataforma #CulturaEmCasa e também pelo aplicativo disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.