Um dos grandes eventos astronômicos deste fim de ano, o eclipse parcial do Sol poderá ser visto parcialmente em São Carlos, e em todo interior paulista neste sábado (14). Isso se São Pedro “permitir” e deixar o céu sem nuvens no horário.
Em São Carlos, o eclipse está previsto para acontecer entre as 15h36 e 17h52, com o médio-eclipse estimado às 16h48. A magnitude estimada é de 53%. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil será possível ver o evento anular.
A previsão do tempo aponta para tempo nublado e até chuva durante a ocorrência do eclipse, o que pode fazer com que os interessados em ver o fenômeno astronômico fiquem frustrados.
Segundo a plataforma Windy, que faz a previsão do tempo a cada hora, a São Carlos pode ter aumento de nebulosidade às 14h, com redução às 16h e céu limpo à noite. Acompanhe abaixo a previsão atualizada em tempo real:
“Se o tempo estiver nublado vai ser difícil mesmo ver, porque precisamos ver o sol”, afirma o professor Adilson de Oliveira, do departamento de Física da UFSCar.
Em São Carlos, o eclipse é do tipo parcial, uma vez que a localização do município no globo terrestre não permitirá ver o evento astronômico completo. A primazia está reservada às populações do Norte e Nordeste do Brasil, onde o eclipse será anular, ou seja, será possível ver um “anel de fogo” em torno da Lua em seu ponto máximo.
Independentemente do tipo, quem for assistir ao “balé lunissolar” deve se proteger com óculos especiais. Nada de radiografias ou filmes fotográficos, ressalta o professor.
“O ideal é usar óculos especiais para o Sol, para ver o eclipse tipo óculos de solda. São aqueles que protegem melhor a visão, porque a pessoa pode olhar e não perceber e danificar a vista. Ainda mais que o eclipse aqui ele vai ser parcial, ele não vai ser um eclipse total, então tem o brilho do Sol bem forte”, adverte.
Observatório da USP
Interessados em ver o eclipse solar parcial podem ver o fenômeno de forma coletiva no Observatório “Dietrich Schiel”, do CDCC da USP São Carlos.
A observação será feita de forma exclusiva pelo telescópio refrator Grubb, o principal do observatório. Os presentes poderão ver as imagens projetadas em uma tela. Grupos de 40 pessoas serão atendidas no local, até o máximo de 400 senhas durante o evento.
Se não for possível assistir o eclipse presencialmente, a Observatório Nacional fará transmissão ao vivo. Confira abaixo:
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.