A Fesc Vila Nery recebe, neste sábado (27) a quinta edição do Dia Municipal do Brincar. A programação vai das 9h às 13h com brincadeiras, ações e espetáculos, além de cuidados com a saúde e o bem-estar.
Organizado pela Prefeitura de São Carlos e integrante do calendário oficial, a expectativa é que o Dia do Brincar movimente 5 mil pessoas na Fesc.
VEJA TAMBÉM
Cantora Ana Malta faz show gratuito no Teatro Municipal de São Carlos
Tina Turner, rainha do rock, morre aos 83 anos
Neste ano, o movimento Aliança pela Infância, que inspira ações sobre o brincar em todo o território nacional e na América Latina, estabeleceu para o Dia Mundial do Brincar 2023 o tema “A Natureza no Brincar”, e questiona: “Afinal, de onde vem o brincar? Como nasce o brincar? Com esse tema, queremos colocar a criança no centro das discussões socioambientais e ressaltar a essência da infância nos atos cotidianos da criança”. O objetivo é estimular todos a olharem para a natureza do brincar, como sua substância e sua essência.
Em São Carlos, as atividades do Dia Municipal do Brincar terão início às 9h com as apresentações musicais das bandas da Apae, dos Doces Flautistas e da Emeb “Angelina Dagnone de Melo”, da fanfarra e grupo de dança Nave Sal da Terra e a apresentação de ballet do CeMEAR.
Na sequência, haverá a aula de dança com a professora Aline, da Multi Esporte, e a contação de histórias pelo Grupo Cundê e doação de livros pelo Sibisc (Sistema Integrado de Bibliotecas), tal qual oficinas interativas como brincadeiras e jogos, artesanato, pintura facial e em família, pintura guache, bolha de sabão gigante, Slackline, jogos de tabuleiro, fotografia e capucheta, entre outras atrações organizadas pela Companhia TPK, pela Trupe No Clima do Riso e pelos grupos Kombalada e Yoyo pelo Brasil.
No plano da cidadania, haverá a montagem de uma minicidade para interação com as crianças e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuirá sementes de pinhão que originam a araucária, árvore-símbolo da cidade. O Saae terá um corredor que simula um manancial repleto de resíduos e lixos e outro corredor simulando um manancial limpo, enquanto a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda promoverá um plantão da Casa do Trabalhador e do Banco do Povo.
Durante todo o evento, a criançada também poderá se divertir com brinquedos infláveis – como cama elástica, escorregador, futebol de sabão, centopeia, castelinho e tobogã – e, assim como seus familiares, acompanhar espetáculos circenses e teatrais. Haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce na parte interna da Fesc e, na parte externa, estandes da Economia Solidária comercializarão outros itens alimentícios.
Segundo a chefe da Seção de Projetos Especiais, Juliana Tessarin, a programação do Dia do Brincar também terá atrações inéditas neste ano.
“Pela primeira vez, o evento será realizado na Fesc e em um sábado letivo e, nesta edição, trabalharemos também a questão da sustentabilidade, com a entrega e plantio de mudas”, disse Juliana.
O Dia do Brincar também já tem a participação confirmada de órgãos como Tiro de Guerra, Escoteiros, Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida” e o apoio de diversas secretarias municipais.
LEIA MAIS
Netflix anuncia nova cobrança para quem divide conta