- Publicidade -
Lazer e CulturaFestival Internacional Sesc de Circo reúne programação virtual

Festival Internacional Sesc de Circo reúne programação virtual

Sexta edição do evento terá onze espetáculos transmitidos ao vivo a partir de unidades do Sesc; serão quatro estreias mundiais, três inéditas virtualmente, além de uma ampla programação formativa

- Publicidade -

Cena de Bloom – Caminho e Encontros. Foto: Ricardo Avellar/CircoLab

O Sesc São Paulo realiza, entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, a sexta edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo. A programação online conta com criações inéditas e uma série de atividades formativas para todos os públicos. 

A programação tem onze espetáculos, sendo que quatro deles são estreias mundiais e outros três apresentados pela primeira vez de forma virtual. São mais de duas dezenas de atrações ao vivo, entre espetáculos transmitidos a partir de unidades do Sesc SP e outras mais de 50 atividades gravadas, além de inúmeras ações formativas e encontros entre profissionais de várias partes do mundo. Todas as exibições acontecem a partir do Youtube do Sesc São Paulo em dias e horários disponíveis no site Circos. 

- Publicidade -

Entre os espetáculos, são quatro estreias mundiais: Circo Misterium, da cia. Barracão Teatro, em uma apresentação de palhaços que discute a finitude e a eterna continuidade da vida; CircomUns, do Circo e Teatro Palombar, que investiga a imagem de pessoas anônimas relacionando-as a uma estética periférica; La Trattoria, do grupo Los Circo Los, com a história da inauguração de um restaurante; e Retumbantes, com Livia Nestrovski, Lívia Mattos, Tomás Oliveira e Rafé, espetáculo-show que promove o encontro do circo com a música e as artes visuais. 

Além disso, alguns espetáculos, como A Caravana do Tempo, do Unidos do Swing, Bloom Caminhos e Encontros, da Cia La Mala, e Ela – Em todos os lugares, da Troupe Guezá, são apresentados pela primeira vez de forma virtual. 

Durante a programação será lançado o curso EAD de Palhaçaria dentro da plataforma digital do Sesc para ensino a distância. O tema do curso é a criação dramatúrgica em palhaçaria, ministrado por uma companhia de circo e teatro que há quase 30 anos pesquisa o repertório clássico do palhaço. 

A edição 2021 do Circos conta ainda com encontros entre programadores brasileiros e internacionais para um intercâmbio de técnicas, conhecimentos e produções. A abertura (virtual) será no dia 30 de agosto, às 12h, pelo diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda e pelo Secretário Municipal de Cultura, Alê Youssef. 

Ainda faz parte da programação uma série de cursos e oficinas a distância para crianças e adolescentes e para todos os tipos de público – parte pode ser acompanhada nas redes sociais do Sesc-SP, parte precisa de inscrições para participação. 

- Publicidade -

Também serão oferecidos oficinas e cursos para ensinar desde números circenses até técnicas de áudio e vídeo para melhorar a transmissão de apresentações, passando por maquiagem artística e exercícios de preparação corporal. 

Programação para assistir quando quiser 
Durante o Festival, obras audiovisuais estarão disponíveis on demand. São documentários, séries e outras obras sobre o atual momento do circo no Brasil e no mundo, além de investigar temas importantes como a negritude. 

Haverá ainda a exibição de vídeos com apresentações circenses criadas especialmente para o meio audiovisual, feitas durante a pandemia. A série reúne mais de uma dezena de vídeos produzidos por profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo, em trabalhos curtos, registrados nos mais diversos ambientes. 

Circos Festival Internacional Sesc de Circo
De 28 de agosto a 4 de setembro
Confira a programação completa no site do Circos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -