A série Ideias, promovida pelo Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos.
Nesta terça-feira (24), às 16h, a série apresenta um debate sobre “Turismo e preconceitos: gordofobia”, com especialistas e ativistas e apresentação da técnica de programação do Sesc Santos com atuação no turismo social, Maria Fessel.
A transmissão acontece pelo canal do Youtube do Sesc SP, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Turismo e preconceitos: Gordofobia”
A discriminação a pessoas gordas é um estigma cultural, estrutural e institucionalizado em nossa sociedade. Está presente em lugares diversos e começa na forma como cada pessoa, grupo e instituição pensa e se organiza. No cotidiano de uma criança ou de um adulto gordo (a), o maior reflexo é na restrição aos seus direitos básicos e pode ainda constranger, desvalorizar e até humilhar, mesmo nos ambientes de proteção de cada um.
Deste modo, é um assunto que envolve a responsabilidade de todos para desfazer estigmas e preconceitos. O debate propõe entender a gordofobia e o que a atividade turística tem a ver com isso. Que tipos de desafios as pessoas gordas costumam enfrentar viajando? Qual a importância de ações no nível estrutural para que não sejam mais oprimidos e/ou excluídos? Quais os desafios neste setor?
Participantes do debate:
Pollyane Marques 35 anos, mineira que vive em Brasília há 17 anos, jornalista e ativista gorda. Criou o perfil Viaja, Gorda! em janeiro de 2019, para falar de acessibilidade em viagens (prioritariamente) para mulheres gordas. No dia a dia, defende que a acessibilidade é direito e que começa bem antes da viagem em si. Sem acessibilidade aos direitos fundamentais como saúde, educação e trabalho, não se pode escolher viajar.
Thelma Lavagnoli mulher negra, lésbica, gorda que adora viajar o mundo. Jornalista, soma mais de oito anos de viagens pelo mundo escrevendo matérias para veículos de comunicação especializados e blogs. Já visitou mais de 30 países e está pronta para seguir levando sua mochila por aí, ter novas experiências e questionar padrões.
Mediação:
Malu Jimenez – filósofa gorda e feminista ativista. Professora pesquisadora, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT e autora do livro “Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos” (Casa Philos, 2020). Fundadora do PESQUISA GORDA – Grupo de Estudos transdisciplinares das corporalidades gordas no Brasil, idealizadora do projeto lute como uma gorda.