Que o Carnaval é tempo de folia todo mundo sabe, mas para muitos religiosos também é um momento para se conectar com Deus e fortalecer a fé. Em São Carlos, jovens católicos da Comunidade Hesed evangelizam com retiros há mais de 20 anos e já tocaram milhares de corações.
No retiro espiritual, é claro que a essência é a oração, e ela é feita de diversos “jeitos”. Nos quatro dias, em meio a brincadeiras, convivência e pregações, os jovens são consumidos por muita alegria, amor e diversão.
A são-carlense Alessandra Bonaldi é uma das mentes por trás do retiro, e luta em meio aos ‘desafios mundanos’ para conseguir repassar todo seu aprendizado às suas cinco filhas, que hoje também fazem e tudo para que o retiro aconteça.
“Meus pais, Edson Carvalho da Silva e Edna Maria Bonaldi da Silva, são os fundadores da Comunidade Hesed e eu participo desde o primeiro retiro ajudando. Meu pai faleceu há 12 anos, mas minha mãe continua à frente”, contou.
Sentido à vida
Alessandra comenta que hoje em dia tudo é muito fácil para os jovens e que muitos optam por andar no caminho das drogas e outras coisas que fazem mal, mas de uma forma ou outra, acabam sentindo um vazio no coração.
É nessa hora que a gente apresenta Deus, que vai tirar o jovem da bagunça para poder preencher aquele vazio que está no coração dele. E para ele voltar para casa e tentar ser uma pessoa melhor no local onde ele vive […] é um jeito de tentar dar sentido na vida dos jovens.
Ela também desabafa sobre uma particularidade que acontece em todo retiro e sempre tira lágrimas de quem participa e também trabalha: os testemunhos de quem viveu esse momento junto dos outros.
“São muitos testemunhos, e fora os que a gente fica sabendo que aconteceu coisas boas para as pessoas. É muito gratificante você ver que você conseguiu levar o amor de Deus e a pessoa entender e se sentir amada. Com isso você já fez muito”, finalizou.