A cidade de Itirapina (SP) completa 87 anos de Emancipação Político-Administrativa nesta sexta-feira (25), e para comemorar, oferece uma série de eventos culturais para os munícipes.
Hoje, às 10h, correu a missa em ação de graças na Igreja da Matriz. A partir das 14h, a Praça de Alimentação ficará coberta por brinquedos infláveis, tenda de relaxamento, batalha de rima e muita diversão. Às 20h, a cidade tem apreentações de músicos locais.
A festa continua no sábado (26), com show dos artistas Gabriel Violeiro & Ricardo Fernandes às 20h e Atos Henrique & Denis Oliveira às 22h, também na Praça de Alimentação.
Para domingo (27) está marcado o início da Copa Tiná Futebol de Campo Amador, às 8h, na Arena Municipal Santa Emília. A cidade também vai realizar às 10h o Amistoso Master, entre Itirapina Futebol Clube e S.E Palmeiras, e presença de ídolos.
História da cidade
Itirapina surgiu de uma antiga povoação em terras de Rio Claro, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Serra do Itaqueri, cuja capela sob invocação dessa Santa, foi curada em 1839.
Junto ao Morro da bandeira ou Morro do Diabo, hoje Morro Grande das Posses, situava-se o povoado que, em 1852, foi elevado a freguesia, categoria equivalente a Distrito.
A sede da freguesia foi transferida em 1873, para as margens do Ribeirão Itaqueri, junto à estrada de Rio claro para Brotas, no local conhecido como Itaqueri da Várzea.
Em 1885, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro inaugurou a estação de Morro Pelado, próxima ao monte de igual nome, para onde a povoação de Itaqueri da Várzea se transferiu devido à maior facilidade de acesso a outros centros, recebendo, também, o nome de Morro Pelado e, em 1900, essa denominação foi alterada para Itirapina, que na língua tupi significa “morro pelado”.