Publicações relacionadas com a UFSCar estão entre as semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico, que está em sua primeira edição. A premiação divulgou os 10 livros selecionados em cada uma das 29 categorias, divididas entre os eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.
Na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional foram selecionadas as obras “Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária” (EdUFSCar), organizada por Osmar Moreira de Souza Júnior, e “Educação física e esportes adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão” (Editora Manole), organizado por Mey de Abreu Van Munster. Ambos os docentes são do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH).
Já na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico é o livro “Centro de Ciências Agrárias da UFSCar: trinta anos de ensino, pesquisa e extensão” (Editora Cubo), organizado por Ricardo Toshio Fujihara, docente no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar), e Adriana Cavalieri Sais, docente no Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR-Ar), ambos do Campus Araras, e publicado pela Editora Cubo.
O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado em 2024 e visa reconhecer a produção científica, técnica e profissional no Brasil, divulgando autores e editores que contribuem para a cultura e o conhecimento no País. No total, foram 1.953 obras inscritas nesta primeira edição.
A lista com os finalistas do Prêmio será revelada nesta quinta-feira (18), às 12 horas. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, onde receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.