O projeto Locomotiva Teatral apresenta nesta sexta-feira (17), às 19h, o espetáculo ECO, do grupo Retalho Coletivo. As apresentações são gratuitas e acontecem na na sede da Teia Casa de Criação, em São Carlos. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente no site do Sympla.
Sinopse
Um pacato lugar chamado Mundo recebe a visita de uma pessoa com intenções pouco claras em relação aos seus habitantes. Após algum tempo de convivência, dois acontecimentos suscitam a insegurança geral e despertam reações sombrias dos moradores do local. Símbolos e alegorias percorrem os três momentos da peça: “o corpo”, “mundo” e “torre”.
O primeiro desses é um prólogo em dança; e o segundo e terceiro momentos, uma comunidade de um lugar e tempo desconhecidos é apresentada ao público. Nela habitam pessoas comuns que acordam, fazem suas liturgias de bom dia, convivem e acreditam que podem fazer
algo melhor.
O público é convidado a observar como essas pessoas exercitam a hospitalidade, como valorizam o outro, como elas reagem ao inesperado e como o imprevisível tensiona as projeções individuais e suas ações no exercício da coletividade. Ouvir esses corpos, as marcas que carregam, a fluidez que possuem ou lhes falta.
Foi esse o exercício do grupo Retalho Coletivo para compreender o hoje. Talvez essa seja uma peça de um grupo que tenta formas e modos de existir – ou resistir? – nos tempos em que discursos esbarram em ecos.
Serviço
Espetáculo ECO
Hoje, às 19h
Local: sede da Teia Casa de Criação
Endereço: Rua Antônio Botelho, 593, Vila Prado