- Publicidade -
Lazer e CulturaNovembro Negro reúne cultura, história e luta antirracista em São Carlos

Novembro Negro reúne cultura, história e luta antirracista em São Carlos

Segunda-feira (20) terá 1ª Marcha pela verdade histórica africana em São Carlos; entenda

- Publicidade -

Completando uma vasta programação cultural que vem sendo apresentada ao longo do mês, o Novembro Negro Sanca realizará na próxima segunda-feira (20) a 1ª Marcha Pela Verdade Histórica Africana em São Carlos. Essa será a primeira vez que o município vai celebrar o Dia da Consciência Negra como um feriado.

A marcha terá um percurso de aproximadamente 1km, com início marcado para 9h. A ideia é que a caminhada passe por dois importantes locais para a comunidade negra da cidade, saindo do Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira e indo até o Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio.

- Publicidade -

O ato busca agregar todos que atuam na luta antirracista e na promoção e valorização das culturas negras, aproximando lideranças negras da comunidade e grupos que representam tais culturas.

EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA

A iniciativa faz parte do movimento Novembro Negro Sanca, que vem reunindo diversas atividades culturais e educacionais sobre a cultura afro-brasileira.

“A comunidade afro-descendente tem uma história nesta cidade, desde os tempos da escravização há espaços, como o Flor de Maio, que por muito tempo foram como um quilombo urbano”.

Edison San, chefe do Centro Cultural da USP
Novembro Negro Sanca está acontecendo em São Carlos (Foto: Edison San)

Este ano, segundo San, serviu para mapear os agentes que produzem algo nesta temática, e a expectativa é que a programação se torne ainda mais forte nas próximas edições.

“Para o próximo ano, além de conhecer e agregar as pessoas que ainda não conseguimos aproximar, será para construirmos algo de fato unificado e abrangente”, comentou.

A programação pensada e produzida por várias pessoas trouxe muita diversidade e a essência de cada um, principalmente.

- Publicidade -

“As pessoas negras tem questões complexas como todas as outras. Empreendedorismo, capacitismo, tecnologia, autoestima, mercado de trabalho, tecnologia, moda, cultura. A programação é diversa porque somos diversos”.

Edison San, chefe do Centro Cultural da USP

Confira atrações e eventos no Instagram do Novembro Negro Sanca (clique aqui).

- Publicidade -
Thayná Cunha
Thayná Cunhahttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Repórter do acidade on desde 2019. Graduada em jornalismo pela Uniara e pós-graduada em Marketing e Mídias Digitais, atuou como assessora de imprensa e social media e escreve, principalmente, sobre lazer, cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -