- Publicidade -
Lazer e CulturaNovembro Negro: USP Filarmônica realiza concerto na Catedral de São Carlos

Novembro Negro: USP Filarmônica realiza concerto na Catedral de São Carlos

Programação segue até quinta (30) com oficina e roda de conversa na UFSCar

- Publicidade -

A programação do Novembro Negro Sanca caminha para seus últimos dias com mais cultura e conhecimento. Nesta quarta-feira (29), a partir das 20h, a Catedral de São Carlos recebe o 186º concerto da USP Filarmônica.

A entrada é gratuita e a atividade é aberta a todo o público, sem intervalos. A apresentação terá presença das solistas Chiara Santoro e Denise de Freitas, sob regência do maestro Rubens Russomano Ricciardi.

- Publicidade -

No repertório de compositores negros brasileiros terá: Sinfonia Fúnebre (1790), de José Maurício Nunes Garcia (Lundum); Os Beijos de Frade (1856), de Henrique Alves de Mesquita; e a canção romântica A Noite do Meu Bem (1950), de Dolores Duran.

Já no repertório contemporâneo constam Gilberto Mendes, Rubens Russomanno Ricciardi, Lucas Pigari, Lucas Eduardo da Silva Galon, José Gustavo Julião de Camargo e Silvia Maria Pires Cabrera Berg.

Novembro Negro reúne atrações culturais (Foto: Edison San)

MAIS CONHECIMENTO

As atividades se encerram na quinta-feira (30), com a seguinte programação:

Oficina de Escrevivências com Daiane Santos

Descrição: Propõe um mergulho no conceito de escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo, onde a escrita se torna uma ferramenta de expressão e resistência para narrar as vivências, memórias e identidades negras. Partindo das ideias de Conceição Evaristo, a oficina propõe exercícios de escrita para pensar, refletir e ressignificar experiências atravessadas por questões raciais.
Quando: 30 de novembro, das 14h às 17h, na Sala 2 do NAP UFSCar. Inscrição pela internet (clique aqui)

Roda de conversa: Aquilombamento acadêmico de uma perspectiva feminista negra

Descrição: O objetivo é criar um ambiente acolhedor para discutir as vivências de estudantes negros, negras e negres no meio acadêmico, explorando a perspectiva do aquilombamento como forma de resistência e fortalecimento. Sob a lente do feminismo negro, este encontro propõe uma reflexão sobre a importância de espaços de trocas e diálogos, visando à construção de uma universidade mais inclusiva e representativa.
Quando: 30 de novembro, das 14h às 17h, na Sala 2 do NAP UFSCar. Inscrições pela internet (clique aqui)

- Publicidade -
- Publicidade -
Thayná Cunha
Thayná Cunhahttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Repórter do acidade on desde 2019. Graduada em jornalismo pela Uniara e pós-graduada em Marketing e Mídias Digitais, atuou como assessora de imprensa e social media e escreve, principalmente, sobre lazer, cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -