No final da noite de domingo (15), a partir de 23h28 e até 2h55 da madrugada de segunda-feira (16), o Observatório Dietrich Schiel, da USP de São Carlos, promoverá a observação presencial do eclipse lunar total.
Ela será feita a partir do estacionamento/rotatória ao lado do Observatório, por razões sanitárias e para um melhor aproveitamento da observação do fenômeno. Telescópios operados pelos monitores e funcionários do Observatório serão disponibilizados em um esquema especial de atendimento com fila única para garantir que o maior número de pessoas possa apreciar o fenômeno.
O que é um eclipse lunar total
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua entra na chamada umbra da Terra, que é a parte mais central da sombra que a Terra projeta no espaço. Durante o tempo de entrada na umbra, a Lua que estará na fase cheia na ocasião vai ficando progressivamente menos brilhante até adquirir uma coloração avermelhada quando estiver totalmente mergulhada na umbra da Terra. É um fenômeno de rara beleza que pode ser acompanhado mesmo a olho nu.
Observações sobre o evento
Para maior agilidade no atendimento da observação do fenômeno, não serão permitidas fotos do eclipse feitas com os telescópios, já que tentar captar a imagem do eclipse ao telescópio com um celular não é tão simples e leva tempo. Essa restrição é em respeito às pessoas que estarão na fila aguardando a sua vez de observar.
No entanto, o fenômeno é visível a olho nu, de forma que os registros fotográficos da participação no evento ou selfies com o eclipse serão muito bem-vindos.
Embora se trate de evento ao ar livre, é recomendável o uso de máscaras, caso o número de pessoas seja grande. Haverá um procedimento de higienização dos telescópios entre observações feitas por pessoas que não pertençam a um mesmo grupo familiar ou de convívio. Também há recomendação para que os participantes levem sua própria garrafa com água, pois os bebedouros estarão interditados.
O Observatório Dietrich Schiel fica na Área 1 do Campus USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
Site do CDCC: www.cdcc.usp.br
Facebook do Observatório: www.facebook.com/cdcccda