*Por Roberto Schiavon
A Operação Natal, projeto social de alunos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), espera arrecadar mais de 7 toneladas de donativos este ano, superando a quantidade obtida na edição de 2022.
São alimentos e produtos de higiene, entre outros itens, que irão beneficiar 23 instituições e tornar mais alegre o final de ano de milhares de famílias são-carlenses.
Kits presentes
Os 214 voluntários que participam do projeto este ano, entre alunos da USP e da UFSCar, já estão entregando para crianças e idosos de instituições locais os kits presentes, preparados com as doações recebidas. Os kits contêm roupas, calçados, guloseimas e produtos de higiene.
“Já fomos até as instituições e coletamos os dados dos assistidos. Todos os voluntários do projeto buscaram pessoas para apadrinhar esses kits, que estão sendo entregues agora”, explica Ana.
Dia D
No dia 9 de dezembro, será realizado o Dia D, quando voluntários do projeto sairão para arrecadar donativos de porta em porta, em vários bairros da cidade.
O projeto Operação Natal foi criado em 2006, sem fins lucrativos, religiosos ou partidários, e conta com diversas etapas ao longo do segundo semestre de cada ano. A iniciativa se consolidou como uma das principais ações de final de ano em São Carlos.
Demandas
O projeto atende às demandas de instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade, além de conscientizar e atrair cada vez mais voluntários para ajudar ao próximo.
“No ano passado, as 7 toneladas de donativos arrecadadas beneficiaram 4814 pessoas, com doações diretas ou por meio dos kits presentes”.
Ana Santigo, coordenadora de Marketing do projeto e aluna da UFSCar
Pessoas interessadas em ajudar na arrecadação de donativos no Dia D podem procurar os representantes do projeto pelo Instagram @operacao_natal.