A Paróquia de Santa Isabel, em São Carlos, realiza neste sábado (1º), o tradicional “Arraiá de Santa Isabel”. Os festejos serão em homenagem ao padre Antônio Tombolato, morto em 2021.
O arraiá será na sede paroquial, na rua Padre Joaquim Cipriano de Camargo, a partir das 19h. Como uma boa festa junina, haverá comidas e bebidas típicas.
VEJA TAMBÉM
Cinemas de São Carlos exibem novo filme de Indiana Jones, animações e ficções
Miss São Carlos desabafa sobre ataques racistas após concurso do Miss Universo
O padre emérito Tombolato morreu de infecção por coronavírus aos 93 anos em abril de 2021.
PADRE DOS TRABALHADORES E DAS FAMÍLIAS
Nascido em 1928, no dia 22 de janeiro, entre as cidades de Brotas e Torrinha, Antônio Tombolato ficou órfão da mãe com apenas um ano. A vocação ao sacerdócio surgiu quando menino. Entre 1943 e 1958, foi seminarista. Após formação, tornou-se presbítero na cidade de Matão. Dois anos depois foi trazido por Dom Ruy Serra para a Catedral de São Carlos.
Padre Tombolato desenvolveu projetos como a Polícia Mirim, que oferecia acompanhamento e ocupação para crianças. A fundação da Juventude Operária Católica (JOC), que desenvolvia projetos de assistência social, foi outra importante atividade do padre. O grupo condenava os desmandos dos patrões que exploravam os trabalhadores são-carlenses. Sempre atuante e participativo, durante a ditadura militar foi considerado por alguns um padre progressista e chamado até de comunista.
O envolvimento com a classe operária em defesa dos trabalhadores deixou marcas. Quando era padre da Catedral, apoiou a formação do sindicato dos metalúrgicos oferecendo salas da igreja para as primeiras reuniões e, ao contrário do que muitos pensam, ele garante que o bispo tinha conhecimento de tudo.
Nesta época, ele foi transferido para a paróquia de Vila Isabel, bairro que mais sofria com a falta de recursos e estrutura.
“Foram 42 anos dedicados à paróquia que inclui o Santuário Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, e até hoje a Vila Isabel é um exemplo de trabalho religioso aliado à assistência social”, afirmou nota da Diocese de São Carlos quando da morte do sacerdote.
Pelo seu trabalho junto a paróquia, considerado de grande relevância pela comunidade são-carlense, Tombolato foi conduzido pelo bispo ao título de cônego e, posteriormente, a monsenhor. Ele também foi nomeado pároco emérito da Paróquia de Santa Isabel.