Neste final de semana, entre 21 e 22 de maio, a equipe do Parque Ecológico de São Carlos vai realizar uma eleição para a escolha do home da nova moradora. A filhotinha de Cervo do Pantanal nasceu no último dia 9 de abril com 4,5 quilos.
A Eleição ocorrerá nos dois dias, das 8h às 16h, tanto de forma presencial no próprio Parque, como de forma online, através das redes sociais. “A eleição, além da escolha do nome para o filhote, que é uma fêmea, de forma democrática, tem como objetivo aproximar a população do Parque Ecológico de São Carlos e seus habitantes, despertando o interesse e a sensação de pertencimento, para o cuidado e valorização de um dos espaços públicos de lazer, preservação e educação, mais importantes de nosso município”, explica a Chefe de Seção do Parque Ecológico, Samanta Campos da Silva.
No próximo dia 22 de maio também é comemorado o Dia Mundial da Biodiversidade, uma data importante para os trabalhos de conservação de espécies.
O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O horário de atendimento é de terça a domingo das 8h às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.
Sobre a espécie
O Cervo do Pantanal é o maior cervídeo sul-americano, podendo pesar até 125 quilos e ter até 127 centímetros de altura. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas e possuem chifres ramificados. Os cascos são longos e podem se abrir até cerca de 10 centímetros, graças à presença de uma membrana interdigital, o que é uma adaptação ao deslocamento em ambientes inundados. A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) consideram a espécie como “vulnerável” e sua área de distribuição geográfica foi radicalmente reduzida a partir do século XX. As principais ameaças são a alteração do habitat por conta da construção de usinas hidrelétricas, as doenças advindas de animais domésticos, como a febre aftosa e a caça, principalmente como troféu.
Em 2018, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), e neste acordo, o Cervo do Pantanal é uma das 25 espécies do Programa de Manejo Ex-situ, no qual o Parque Ecológico de São Carlos está inserido e também recebeu o título de “Padrinho do Cervo do Pantanal”, pelo trabalho desenvolvido para a conservação da espécie.
Com mais este nascimento, o Parque Ecológico de São Carlos já contabiliza 17 nascimentos de Cervos do Pantanal na instituição, e estes filhotes, hoje já adultos, encontram-se em outras instituições também participantes do Programa de Manejo Ex-situ. O último nascimento de Cervo de Pantanal ocorreu em dezembro de 2019 no Parque Ecológico.