- Publicidade -
Lazer e CulturaProfessor da UFSCar conquista 3º lugar no Prêmio Mário de Andrade

Professor da UFSCar conquista 3º lugar no Prêmio Mário de Andrade

Wilton Marques escreveu obra sobre juventude de Machado de Assis

- Publicidade -

O professor Wilton Marques, de Departamento de Letras (DL) da UFSCar, foi contemplado com o Prêmio Mário de Andrade, na categoria ensaio literário, promovido pela Biblioteca Nacional. Sua obra “Machado de Assis e as primeiras incertezas: a formação literária, o poema inédito e o malogro do primeiro livro” conquistou o terceiro lugar.

O livro premiado é focado na juventude de Machado de Assis; a ideia para escrevê-lo nasceu, segundo Marques pontua no prefácio, a partir da (re)descoberta, em março de 2015, de um poema inédito de Machado de Assis – “O grito do Ipiranga” -, datado de 7 de setembro de 1856 e publicado logo em seguida no jornal “Correio Mercantil”.

- Publicidade -

“Evidentemente, tal fato inusitado trouxe consigo várias perguntas. E quase todas levavam ao mesmo lugar histórico da iniciação literária do jovem Machado, ao tempo das primeiras incertezas”.

Wilton Marques, professor titular de Literatura Brasileira na UFSCar.

De acordo com o professor, o livro se concentra nos seis primeiros anos da vida literária de Machado de Assis, entre os anos de 1854 e 1860, e apresenta, inclusive, novidades inéditas.

“Dentre elas, a história do primeiro mestre do jovem Machado, o poeta português Francisco Gonçalves Braga; o fim do mistério biográfico de sua passagem como revisor pelo ‘Correio Mercantil’; a história da primeira ‘tradução’ poética; a leitura do poema inédito; a precoce consciência literária nos primeiros poemas e textos críticos; os diálogos literários com Álvares de Azevedo e a história do malogrado primeiro livro de poemas, ‘O livro dos vinte anos'”, conta.

Wilton Marques escreveu obra sobre juventude de Machado de Assis (Foto: Arquivo pessoal)

RECONHECIMENTO

Realizado anualmente desde 1994, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira.

São avaliadas publicações nas categorias poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.

As comissões julgadoras analisam as obras de acordo com critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

- Publicidade -

“O recebimento do Prêmio Mário de Andrade para estudos literários da Biblioteca Nacional é obviamente algo bem gratificante. E não apenas pelo reconhecimento do livro em si, mas também porque vai ajudar a dar mais visibilidade para algumas descobertas, até então inéditas, sobre Machado de Assis”.

Wilton Marques, professor titular de Literatura Brasileira na UFSCar.

Clique aqui e confira a lista completa das obras premiadas com o Prêmio Mário de Andrade. O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Alameda.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -