O professor Wilton Marques, de Departamento de Letras (DL) da UFSCar, foi contemplado com o Prêmio Mário de Andrade, na categoria ensaio literário, promovido pela Biblioteca Nacional. Sua obra “Machado de Assis e as primeiras incertezas: a formação literária, o poema inédito e o malogro do primeiro livro” conquistou o terceiro lugar.
O livro premiado é focado na juventude de Machado de Assis; a ideia para escrevê-lo nasceu, segundo Marques pontua no prefácio, a partir da (re)descoberta, em março de 2015, de um poema inédito de Machado de Assis – “O grito do Ipiranga” -, datado de 7 de setembro de 1856 e publicado logo em seguida no jornal “Correio Mercantil”.
De acordo com o professor, o livro se concentra nos seis primeiros anos da vida literária de Machado de Assis, entre os anos de 1854 e 1860, e apresenta, inclusive, novidades inéditas.
“Dentre elas, a história do primeiro mestre do jovem Machado, o poeta português Francisco Gonçalves Braga; o fim do mistério biográfico de sua passagem como revisor pelo ‘Correio Mercantil’; a história da primeira ‘tradução’ poética; a leitura do poema inédito; a precoce consciência literária nos primeiros poemas e textos críticos; os diálogos literários com Álvares de Azevedo e a história do malogrado primeiro livro de poemas, ‘O livro dos vinte anos'”, conta.
RECONHECIMENTO
Realizado anualmente desde 1994, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira.
São avaliadas publicações nas categorias poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.
As comissões julgadoras analisam as obras de acordo com critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.
Clique aqui e confira a lista completa das obras premiadas com o Prêmio Mário de Andrade. O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Alameda.