Um projeto feito em parceria com o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), e o Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) segue promovendo oficinas voltadas à inclusão produtiva e cuidados integrais à população em situação de rua.
O projeto, que recebe o nome “Cuidar-te – Arte e Cuidado para a população em situação de rua”, teve apoio da Plataforma de Arrecadação Benfeitoria a partir do Projeto “Todo Cuidado Conta”, que destinou os recursos arrecadados, possibilitado a contratação de oficineiros, compra de materiais e planejamento de criação e ensino de técnicas aos participantes das oficinas.
A proposta tem a perspectiva de ampliar as ações e fortalecer o papel da Política de Assistência Social na oferta de espaços de convívio e participação social às pessoas em situação de rua, bem como promover a mediação do acesso dos participantes a oportunidades de inclusão produtiva, por meio do aprendizado de técnicas artesanais que possam gerar renda, assim como acesso à arte e cultura e saúde.
Inicialmente, os encontros promoveram o levantamento de experiências, saberes e trajetórias dos participantes, de modo a produzir estamparias exclusivas para a comercialização. Os que estão em situação de rua têm aprendido inúmeras técnicas como produção de matrizes para impressão em papel e em tecido, encadernação artesanal, costura, estamparia e macramê para produção de gravuras, cadernos, sacolas e tapeçarias com estampas que remetem à sabedoria das ruas.
Ao final do projeto, ainda haverá oficinas de embalagem, registro de produtos e precificação. Em todos os encontros, eles também participam de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), a partir de yoga e consciência corporal, como forma também de cuidado. No total, serão realizadas 40 oficinas.
Conheça o projeto “Cuidar-te – Arte e Cuidado para a população em situação de rua” pelo Instagram e pelo site da Benfeitoria.