O espetáculo bilíngue “Dois Perdidos: O Muro das línguas”, que tem o artista são-carlense Guilherme Nichols em seu elenco, está entre os convidados para participação na Mostra Surda de Teatro (MST) do Festival de Curitiba, espaço dedicado à celebração e divulgação de trabalhos realizados por artistas surdos.
O espetáculo aborda a relação polêmica entre uma pessoa surda e um intérprete de Libras, com uma linguagem performativa e dois atores sendo desafiados em cena, desafios físicos e mentais em cena e ao vivo, até não aguentarem mais na frente de todo o público.
A direção é de Luccas Araújo, intérprete de Libras que também integra o elenco da peça e atuou como professor de teatro do artista Guilherme Nichols no Senac São Carlos, experiência essa que fez com que ele se inspirasse em projetos que abraçam a inclusão e diversidade.
Araújo comenta que o evento será um espaço de encontro, aprendizado e celebração de potencialidades e que a oportunidade é um reconhecimento ‘gigante’ sobre a importância desse trabalho.
A peça tem direção e dramaturgia de Léo Oliveira e Luccas Araújo, produção e cenário de Luana Crempe e tradução e intérprete de Libras Adriano Romin.
Festival de Curitiba
A 32ª edição do Festival de Curitiba começa neste domingo (25) e segue até 7 de abril. O evento, que se solidificou entre os mais importantes do calendário artístico brasileiro, é reconhecido internacionalmente e reúne centenas de produções que destacam tendências culturais, artísticas, de reflexão e entretenimento.
Por conta de sua pluralidade, o Festival é complementado com outras vertentes artístico-culturais que ocorrem simultaneamente ao evento, e um deles é a Mostra Surda de Teatro, organizada pela produtora Fluindo Libras.
“Este evento não apenas oferece uma plataforma para artistas surdos exibirem seus talentos, mas também sensibiliza o público geral para a importância da língua de sinais e da cultura surda”, finalizou Araújo.