São Carlos recebe, entre quarta (10) e a próxima terça-feira (16) quatro apresentações teatrais gratuitas da companhia de palhaços Trupe Tópatu, através do espetáculo “Três pratos de trigo para três palhaces tristes”. As atividades ocorrem em locais diferentes e duas delas são abertas ao público.
Desta programação, duas apresentações são voltadas a estudantes. Hoje, às 10h30, quem recebe os palhaços são so alunos da Escola Estadual Prof. Adail Malmegrim Gonçalves, no distrito de Água Vermelha, e na quinta (161) às 14h é a vez dos alunos da Apae.
Os espetáculos abertos acontecem no CEU das Artes Emílio Manzano, no sábado (13) às 17h, e no Teatro Municipal de São Carlos na terça-feira (16), às 15h30.
Sinopse do espetáculo
A palhaça Tatah e os palhaços Astolfo e Orelhão revelam os bastidores de um grande espetáculo da trupe. No camarim, longe dos holofotes, as três tristes figuras convivem com o cansaço, a exaustão e a possibilidade de felicidade cada vez mais distante.
Até que certo dia um acontecimento inesperado pode alterar suas rotinas. A relação de um palhaço profissional e o palhaço da vida que se confrontam e se questionam.
Sobre a Trupe Tópatu
O grupo Trupe Tópatu é formado por Bruno Garbuio (Orelhão), Daniele Busatto (Tatah) e Marcel Fatibello (Astolfo), que desde 2016 se juntaram para treinar e criar com a menor máscara do mundo, o nariz do palhaço.
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a trupe criou o ‘Disque Tópajuda’, uma iniciativa inspirada no Centro de Valorização da Vida (CVV), em que o elenco de palhaços fez dezenas de chamadas de voz personalizadas com pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais, para criar uma rede de apoio à todos aqueles que precisavam de uma dose de besteira no seu dia para lidar com as crises de um isolamento social.
No mesmo ano, a companhia iniciou a criação do espetáculo infanto juvenil “Três Pratos de Trigo para Três Tigres Tristes”, com o diretor convidado, Gabriel Bodstein. As apresentações foram contempladas pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria de Cultura do Estado de SP.