A Secretaria de Cultura e Economia Criativa participa, até 23 de maio, da 19ª Semana Nacional de Museus (SNM). Sob o tema O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, o evento trará atividades para todos os gostos e interesses e, em função da pandemia, tudo no formato digital. A SNM é promovida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A Semana Nacional de Museus é um evento importante de integração, divulgação e valorização dos museus brasileiros e traz em sua temática oportunidades para dialogo diálogo e reflexão com a sociedade sobre o futuro dos museus.
“Os museus da Secretaria de Cultura participarão desta ação por meio de uma programação diversificada, contribuindo para o fortalecimento do diálogo com seus diferentes públicos e integração com os demais museus do estado e do país”, afirma Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da secretaria.
A programação segue em todos os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da capital, interior e litoral. Dia 18, tem Luiz Gonzaga Tradição e regionalismo na Casa das Rosas para discussão da figura do Rei do Baião e seu papel na difusão das tradições nordestinas. A atividade será realizada por videoconferência, das 19h às 21h.
Na Casa Guilherme de Almeida, a jornalista Marlene Laky oferece uma oficina para pessoas que buscam recuperar livros antigos. O curso tem carga horária de dez horas e acontece de 19 a 23 de maio.
O Museu de Arte Sacra, em parceria com a Casa Museu Ema Klabin, realiza no dia 19 a visita integrada para educadores a fim de discutir a religiosidade e o sagrado; replicabilidade; materiais e técnicas; autoria e originalidade. O encontro é online e as inscrições já estão abertas.
O que preservar para amanhã é o tema da ação colaborativa proposta pelos museus da Imigração e do Café. O público será convidado a responder uma questão sobre o futuro. Interessados poderão participar por meio de links que estarão disponíveis nas mídias sociais e sites das duas instituições. O resultado será apresentado em uma nuvem virtual de palavras.
A Biblioteca Itinerante da Casa Mário de Andrade quer ampliar o acesso do público à leitura e traz Jonatas Varela, diretor do projeto Prateleira de Quadrinhos, para um bate-papo com Fernanda Mazete, do Núcleo de Ação Educativa do museu Casa Mário de Andrade. Dia 20 de maio, às 16h30.
Marcados pelo fenômeno da intertextualidade, os memes se tornaram um lugar comum não só na cultura pop da internet, mas em manifestações políticas, repertórios culturais e estratégias de linguagem. Provocadores natos, os memes e seus sentidos serão abordados pelo jornalista Guilherme Popolin durante um bate papo no Museu da Diversidade Sexual. Popolin vai contar um pouco mais sobre o #MUSEUdeMEMES e suas experiências, dia 20, a partir das 14h.
Para encerrar a semana, o Museu Felícia Leirner, de Campos do Jordão, traz o som do DJ Meszo, que vai mostrar mixagens de músicas clássicas com batida eletrônica. A apresentação será gravada nos jardins do museu como uma forma de ocupar e reimaginar os espaços vazios. O show estará disponível nas redes sociais da instituição no dia 23, às 11h.