O mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, conta com uma vasta programação cultural para munícipes de São Carlos (SP). As atividades envolvem música, bate-papos, diálogos sobre a história da cidade e da cultura afro-brasileira, entre outros.
Nesta terça (16) e quarta-feira (17), das 8h às 17h, será realizada uma atividade itinerante de visitação de representantes e entidades que integram o Conselho Municipal da Comunidade Negra.
Na quinta-feira (18), às 19h, haverá debate sobre racismo estrutural. A atividade é online e transmitida pelo Youtube do Centro Odette dos Santos.
Já na sexta-feira (19), às 19h30, haverá uma palestra sobre o preconceito racial e as relações de consumo com o diretor presidente do Procon-SP, Fernando Capez, no Cemac de São Carlos. A atividade é híbrida, terá limite de vagas presenciais e transmissão pelos canais da Prefeitura.
Na próxima segunda-feira (22), às 15h, será aberta a exposição Os Nkisi, de criação do artista angolano Kuta Ndumbu, no Centro Odette dos Santos.
Cultura
O projeto Coral Eu canto minha África também está incluído na programação especial com o lançamento de cinco videoclipes feitos com crianças e adolescentes. (Veja mais clicando aqui)
Nesta terça-feira (16) foi lançado o videoclipe de Segregação, que aborda a invisibilidade da negritude e o anseio de identificação racial e social. A canção transformada em música tem a produção musical de Felipe Côrtes que também fez a captação de vozes do coral em estúdio. (Assista abaixo)
Programação virtual
A programação também integra a 2ª Jornada de Educação das Relações Étnicos Raciais, que tem como tema a Dialogicidade africana e afro-brasileira em Educação, que começou no dia 10 de novembro e contou com um encontro sobre o movimento das populações negras na construção da história da cidade.
No segundo encontro, que ocorre na quarta-feira (17), às 18h30, será discutida a produção cultural na diáspora negra. O terceiro, no dia 24 de novembro às 18h30, abordará educação, cultura e as religiões de matriz africana e a diversidade brasileira.
No quarto encontro, que ocorre no dia 1º de dezembro às 18h30, a pauta é o ensino de história da África e cultura afro-brasileira. Para finalizar a programação no dia 8 de dezembro, às 18h30, o quinto encontro traz literaturas africanas de língua portuguesa e a tradição oral.
Toda a programação será transmitida pelo Youtube do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) de São Carlos. A participação é aberta ao público.