O Sesc São Paulo segue até 17 de abril com mais de 100 ações de incentivo à saúde e bem-estar na apresentação da 5ª edição do Inspira, que oferece reflexão sobre os diversos conceitos relacionados à qualidade de vida. A unidade de São Carlos (SP) faz parte da iniciativa.
A série de bate-papos, palestras, exibições, oficinas, cursos e vivências acontece nas 40 unidades de todo o estado e nas plataformas digitais da instituição. A programação reúne profissionais, coletivos, instituições e ativistas com trabalhos de destaque nas áreas da saúde, nutrição, atividade física, esporte e meio ambiente. Todas as atividades são gratuitas.
Este ano, as atividades buscam promover reflexões sobre a qualidade de vida em seus diversos contextos e significados das relações humanas, em especial sob o tripé indivíduo-sociedade-trabalho. Para isso, o Sesc promove uma série de bate-papos, palestras, exibições, oficinas, cursos e vivências com diversos especialistas, instituições e coletivos, em encontros presenciais e virtuais. Temas como bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, com a família, amigos e colegas de trabalho ou de estudos, além de saúde e educação, serão abordados. Tudo de graça e para o público de todas as idades.
Programação local
De Olhos Abertos
Cinema
Em Porto Alegre (RS), moradores de rua produzem e vendem o seu próprio jornal, o “Boca de Rua”, único no mundo. Além de uma fonte de renda, ele é uma voz que pode ser ouvida, uma ferramenta de denúncia e de organização perante a sociedade onde vivem. Hoje, o Boca está comemorando 18 anos. O grupo cresceu, a cidade mudou, as dificuldades continuam. Para esses jornalistas fora do comum, conseguir o que comer, achar onde dormir e sobreviver à violência urbana seguem sendo desafios cotidianos, mas que eles enfrentam juntos e de olhos abertos.
Dia 9/4, sábado, às 16h
Grátis – Retirada de ingressos na Central de Atendimento, com 1 hora de antecedência. 2 ingressos por pessoa.
Lugares limitados.
Duração: 60 minutos. 14 anos
Você, 365 dias depois
Com Alexandre Franzin, facilitador de processos decisórios
Hoje, com os reflexos da pandemia, muitas pessoas se encontram mais ansiosas, expostas à medos e incertezas, sofrendo restrições e perdas, constatando um abalo em sua saúde mental. Quando nos encontramos mais fragilizados, nossa capacidade de avaliação dos fatos fica comprometida e assim, silenciosamente, nossa qualidade de vida também, pois enxergamos a vida com menos perspectivas.
A proposta de Alexandre Franzin, facilitador de processos decisórios, é convidar os participantes a fazerem uma reflexão mais detalhada e sensível, a partir de ferramentas específicas, em relação a si, ao seu momento de vida, seu meio social e seu trabalho, possibilitando, perceberem fortalezas, desafios, aprendizados e transformações.
Dia 13/4, quarta, das 18h30 às 21h30
Grátis – Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento.
Lugares limitados.