A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza no dia 7 de julho, às 9h, a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Raduan Nassar por sua trajetória na Literatura e, também, considerando sua participação na história da Universidade, a partir da doação, em 2012, da fazenda Lagoa do Sino, onde hoje está instalado uma das unidades da UFSCar.
A cerimônia será realizada de forma remota e transmitida ao vivo nos canais oficiais da UFSCar no Facebook e YouTube. A outorga do título foi aprovada no último dia 26 de março, durante a reunião ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), momento marcado por emoção e qualificado como histórico pelos conselheiros da universidade.
Ganhador do Prêmio Camões em 2016, Raduan Nassar é uma das figuras mais conhecidas e aclamadas da literatura nacional. É autor do romance Lavoura Arcaica (1975), da novela Um Copo de Cólera (1978) e Menina a Caminho (1997), reunião de contos escritos entre 1960 e 1970.
Com apenas três livros publicados, é considerado pela crítica como um grande escritor e comparado a nomes consagrados da Literatura Brasileira, como Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Deixou de escrever em 1984 e passou a dedicar-se à atividade rural na Fazenda Lagoa do Sino. Atualmente mora na cidade de São Paulo.