A Festa do Livro da USP (Flusp) vai voltar a ser realizada no formato presencial neste ano. O evento foi anunciado pela universidade para entre os dias 23 e 25 de agosto.
A Flusp é tradicional em todos os campi da USP e aproxima leitores e editoras. A sétima edição será feita no vão livre do prédio E1, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na área 1 do campus, no centro da cidade.
A festa acontece das 10h às 20h e é aberta para toda a população. A realização é feita em parceria com as bibliotecas do campus, Centro Cultural, Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos e com o apoio da EESC. Neste ano, o evento está sob a coordenação da Biblioteca Achille Bassi, do ICMC.
Segundo a organização, mais de 36 editoras já confirmaram presença, com milhares de títulos dos mais variados assuntos, com descontos.
A festa também terá programação literária e artística, incluindo apresentações musicais, mesas-redondas e bate-papos com renomados escritores e artistas. Participará da abertura, o ex-senador Eduardo Suplicy, para uma conversa sobre as consequências sociais da pandemia, os desafios de projetar futuros para o Brasil e a importância da informação e do conhecimento nesse contexto.
A festa deste ano tem como tema Brasilidades, direcionando a programação de forma a contemplar os quatro marcos definidos pelo Ciclo22 para o Brasil: 1822, 1922, 2022 e 2122.
Escritores confirmados
Já estão confirmados doze escritores, cinco apresentações musicais e uma de dança. Refletindo o passado, haverá um bate-papo sobre a história da violência no Brasil, histórias negras nunca contadas e o protagonismo das mulheres na Semana de Arte Moderna.
Olhando para o presente, o evento trará a evolução dos debates políticos na internet e os sinais de movimentos antidemocráticos, bem como uma mesa-redonda sobre a ameaça aos povos indígenas, à Amazônia e ao meio ambiente, com Daniel Munduruku e Nicodemos Sena.
Focando em um futuro próximo, a abertura com Suplicy trará os desafios futuros para o Brasil e, para a literatura um grupo de profissionais de Inteligência Artificial trará suas experiências e perspectivas sobre essa tecnologia na produção literária e de música, com a presença de uma autora contrabalanceando a tecnologia.
Está confirmado também o escritor e cartunista Guilherme Infante, que falará sobre o uso de tirinhas na web, quadrinhos e ilustrações como linguagem e formato para a crítica social e o entretenimento.
Recorde em 2019
No último evento presencial, em 2019, houve recorde de vendas, atrações e público. A expectativa da organização é de um evento ainda mais participativo em 2022, uma vez que está sendo bastante aguardado como o primeiro evento presencial após o período crítico da pandemia.
“A Flusp vem crescendo ano a ano e se tornando um marco para o campus e para a cidade de São Carlos. Alguns de seus objetivos são reunir ações de incentivo ao livro e à leitura, proporcionar atividades culturais que expandam as experiências da comunidade universitária e agreguem na formação acadêmica dos seus indivíduos. De forma semelhante, tais objetivos também impactam positivamente os cidadãos são-carlenses”, comentou a chefe técnica da Biblioteca do ICMC, Juliana Moraes.
A música é outro marco do evento. “Teremos uma linha do tempo das músicas brasileiras, do estilo popular ao erudito, que passará pelo samba, MPB e bossa nova. Está imperdível! Lembrando que todas as atividades são gratuitas e não é preciso fazer nenhuma inscrição prévia. Basta vir pra USP nos dias e horários desejados, e que podem ser conferidos no site do evento. Essa é uma festa dedicada a toda comunidade universitária e da cidade”, completa.