A Câmara de São Carlos (SP) aprovou, na sessão desta terça-feira (16), um projeto de lei para instituir o Programa “Cata-Treco” na cidade. Texto agora segue para sanção do prefeito Airton Garcia (PSL).
De acordo com a proposta, de autoria do vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), o objetivo é recolher objetos em desuso, como colchões, móveis, eletrodomésticos, entre outros, evitando que estes sejam colocados nas ruas, terrenos baldios, rios e córregos, ocasionando enchentes e possíveis focos de proliferação de vetores na cidade.
“A minha ideia é muito simples, é tirar o sofá, a cama, o colchão do meio da rua. Passar uma vez na semana um caminhão levando tudo isso, ou de 15 em 15 dias”, explicou o parlamentar.
Ainda de acordo com França, a prefeitura poderia também pensar em criar uma oficina de reciclagem desses objetos e oferecê-los para as famílias de baixa renda da cidade.
CAPITAL DO DESCASO
Ainda em sua fala sobre o projeto, o vereador do Cidadania criticou o poder público municipal por não desenvolver ações para proteger o meio ambiente e defender o planeta. “A gente tem debatido a questão da drenagem e nada acontece. A gente tem debatido as questões relativas aos resíduos sólidos, o que é que está acontecendo aqui? A gente fala de crise hídrica, qual o projeto para São Carlos? “, questionou.
“E depois vem bater no peito que essa é a capital da tecnologia. Essa é a capital do descaso”, complementou.