A Câmara de São Carlos aprovou, na sessão de terça-feira (31), a criação do Prêmio “Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas de Oliveira de Ciência e Inovação”. O renomado físico morreu, aos 93 anos, no último dia 31 de maio.
De autoria do vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), o projeto de decreto legislativo dispõe que o prêmio será concedido anualmente pela Câmara Municipal, na primeira semana de maio, aos cidadãos que se destacarem em suas atividades profissionais no campo da ciência, do conhecimento e da inovação.
A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia ficará responsável por constituir uma comissão com representantes das universidades públicas e privadas, além de institutos de pesquisa e tecnologia e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, para realizar a escolha dos vencedores deste prêmio.
“O currículo do Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas justifica plenamente a escolha de seu nome como patrono deste prêmio. Esta é uma forma de homenagear e imortalizar um cidadão, que tendo vivido grande parte de sua vida em nossa cidade, dedicou o melhor de sua capacidade intelectual e profissional na criação e no alargamento da produção científica de nosso país.”, consta na justificativa do projeto de decreto.
- Publicidade -
Sérgio Mascarenhas
Sérgio Mascarenhas de Oliveira, embora tenha nascido no Rio de Janeiro, no dia 02 de Maio de 1928, foi uma pessoa de importância inestimável para a cidade de São Carlos.
Em vida, exerceu suas atividades no campo científico e pedagógico, posto que foi um ilustre físico e químico.
Em carreira acadêmica o Professor Sérgio Mascarenhas formado em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1952) e em química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1951). Professor titular do Instituto de Física e Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e Professor visitante na Princeton University, Massachusetts Institute of Technology, Harvard University. Professor visitante da Universidade Nacional Autônoma e do Centro de Arte dos Avenzados, México. Pesquisador do Instituto Japonês de Física e Química. Professor visitante da Universidade de Londres, Reino Unido. Professor visitante do Institute of Theorem Center. Universidade de Física de Trieste e Universidade de Roma (Itália).
Fundou e liderou o IFSC / USP em 1971 e 1972. Fundou e liderou o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentos Agropecuários de San Carlos (EMBRAPA), como um dos maiores feitos na cidade de São Carlos. Além de Co-fundador da Universidade Federal de São Carlos e criou um curso de Engenharia de Materiais. Fundou e dirigiu o Fórum UNICAMP. Fundou e dirigiu a Fundação de Pesquisa Adib Jatene (Dante Pazzanese SP, Instituto de Cardiologia). À convite do Prêmio Nobel Abdus Salam, abriu e dirigiu cursos de biofísica e física médica no ICTP (Trieste, Itália). Coordenador de projetos do Instituto Avançado IFSC / USP. Fundou e dirigiu pesquisa internacional e planejamento de projetos na América Latina no Instituto Avançado de São Carlos da USP.
Foi membro do Conselho Universitário da UNICAMP. Diretor do Programa “Educação e Ensino de Ciências para a América Latina Ford Foundation. Coordenador Geral da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA)- Min. De Ci. E Tec. (MCT) e IEA-USP-São Carlos.
Recebeu os seguintes prêmios: Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Presidência da República); Gugemheim Award (EUA); Fullbright Award (EUA); Yamada Foundation Award (Japão); Professor Emérito do Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP); Professor Emérito da Universidade Nacional (México); Cátedra Honorária M. Vallarta (México Univ. Nac. Autonoma); Cidadão Honorário da cidade de São Carlos; Personalidade do Ano (Sindicato dos Engenheiros de São Paulo); Prof. Emérito, Conferido pela Congregação do IFSC/USP (1999); Prêmio de Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz, outorgado pelo Excelentíssimo senhor Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em 15 de agosto de 2002. Prof. Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP, desde 14 de agosto de 2003. Peão da Tecnologia, homenagem da Fealtec, pela criação dos grupos de pesquisas pioneiros que resultaram no Polo de Alta Tecnologia de São Carlos (2003). Homenagem recebida no lançamento da Revista USP 70 Anos, em 18 de maio de 2006. Voto de Aplauso pelo Prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq, pelo seu trabalho e pelo pioneirismo em favor da ciência brasileira, outorgado pelo Senado Federal, senador: Arthur Virgílio (2006). Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura 2006, premiado na modalidade de Ciência Geral. Doutor “honoris causa” pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2012). Doutor “honoris causa” pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2013).
Dentre tantos feitos e honrarias, o Professor Doutor Sérgio Mascarenhas de Oliveira foi um visionário que elevou a cidade de São Carlos à capital da Tecnologia, situando-a em patamar mundial, o que justifica à plena homenagem.
Leia mais: