- Publicidade -
CotidianoCâmara de São Carlos tem inscrições para 2ª edição do Selo Carolina Maria de Jesus

Câmara de São Carlos tem inscrições para 2ª edição do Selo Carolina Maria de Jesus

Projeto visa premiar iniciativas pedagógicas sobre igualdade racial, atendendo a Lei Municipal nº 10.639

- Publicidade -

Seguem abertas até a próxima sexta-feira (10) as inscrições para a 2ª edição do Selo Carolina Maria de Jesus, que premia instituições de ensino pela promoção de iniciativas sobre igualdade racial através de projetos baseados na Lei Municipal nº 10.639, que trata da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” na rede de ensino de São Carlos.

O objetivo da premiação, que é iniciativa do Conselho Municipal da Comunidade Negra em conjunto com a vereadora Raquel Auxiliadora (PT), é incentivar a promoção da igualdade racial e educação antirracista nas instituições de ensino de São Carlos.

- Publicidade -

Para a parlamentar, o prêmio também é um ato de valorização dos profissionais que cotidianamente planejam, desenvolvem e preparam atividades, currículos e projetos de promoção de igualdade racial.

“Uma sociedade que combate a discriminação, o preconceito e o racismo passa necessariamente por uma educação de base inclusiva e crítica. A promoção da igualdade racial é tarefa de todos. Do poder público, da sociedade civil e de cada um de nós”.

Vereadora Raquel Auxiliadora

Para se inscrever como instituição de ensino ou profissional da educação, basta preencher o formulário pela internet (clique aqui).

SOBRE A AUTORA

Carolina Maria de Jesus (1914-1977), que dá nome à premiação, foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil, autora do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis.

Em 1958, tem seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, com auxílio do jornalista Audálio Dantas. O livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para catorze línguas. Carolina de Jesus era também compositora, cantora e poetisa. Sua obra e vida permanecem objetos de diversos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -