- Publicidade -
PolíticaNo "Dia do Médico", falta deles na saúde de São Carlos é tema de reclamações na Câmara

No “Dia do Médico”, falta deles na saúde de São Carlos é tema de reclamações na Câmara

Falta de médicos e de ambulância, no sistema público deixou os parlamentares indignados na última terça-feira

- Publicidade -
UPA do Santa Felícia foi alvo de críticas.  
UPA do Santa Felícia foi alvo de críticas.  

Em sessão ordinária realizada no Dia do Médico, vereadores se revoltaram, mais uma vez, com a saúde pública de São Carlos. Falta de médicos e de ambulância, no sistema público deixou os parlamentares indignados.

O presidente da Comissão de Saúde, o vereador Lucão Fernandes (MDB), afirmou que a nova fornecedora de mão de obra médica contratada pela Secretaria de Saúde “começou mal” em São Carlos. A empresa não está repondo profissionais que faltam e ainda não disponibilizou especialistas para atendimento na rede.

- Publicidade -

“A gente com tanta esperança, falando que a Prefeitura tinha dificuldade com concursos para contratar novos médicos, chamar os aprovados em outros até que tenha um time mais forte para estar na estrutura. Precisamos dessas empresas para dar o suporte. E o que acontece quando precisa? Não dão! Hoje é Dia do Médico, cara. Eu deveria estar aqui elogiando vocês. Estão brincando com a saúde”, dispara.

LEIA MAIS
Assédio eleitoral cresce na região e MPT investiga casos em 4 cidades

O vereador relatou falta de médico na unidade de saúde do Jardim Zavaglia, ocasionada pela falta de um profissional. Lucão afirmou que se espera da terceirizada a reposição de médico, o que não ocorreu.

“Vou falar aqui da falta de responsabilidade, para não dizer outra coisa, que essas empresas que a Prefeitura abre a licitação e põe o nome lá para participar. [São contratadas] e depois não têm competência de por médicos suficientes para o sistema funcionar”, comenta.

Antes, na tribuna, o vereador Bruno Zancheta (PL) havia reclamado das grandes filas no período noturno na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia. O número inadequado de médicos no local seria o problema.

“O fluxo maior é no Santa Felícia, então temos que mudar, pois naquela noite tinham dois [médicos], é muito pouco. As pessoas esperam de 4 a 5 horas para serem atendidas.”

Zancheta comentou sobre o que chama de “morosidade” das licitações na administração municipal. Recursos de emendas parlamentares disponibilizadas em meados de “março ou abril” ainda dependem de certame em andamento para compra de três ambulâncias. Desde o início da semana, pacientes reclamam da demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em São Carlos.

- Publicidade -

“Enquanto o Samu opera com duas viaturas, nós temos três novas licitando. Até quando a gente vai esperar licitar?”, indaga.

O parlamentar classificou a situação como “lamentável” e comentou que o problema do município “não é falta de dinheiro”, mas “celeridade”.

“Essas conquistas das ambulâncias foram nos meses de março, abril. Estamos em outubro. Vamos esperar até quando? Vão esperar virar o orçamento do próximo ano e termos de fazer a suplementação novamente? Não dá”, conclui.

Gustavo Pozzi (PL) levantou a discussão da necessidade de renovação mais frequente da frota de ambulâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). “Será que compensa ficar arrumando?”.

“Essa questão entre ter o veículo novo ou remendar o velho tem de ter uma análise por parte da Secretaria de Saúde para essa questão”, opina.

VEJA TAMBÉM
Inadimplência atinge recorde de 64,25 milhões de brasileiros
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -