“Quem é o prefeito? Me respondam”, o questionamento foi feito pelo vereador Azuaite Martins de França (Cidadania) durante a sessão de terça-feira (14), na Câmara Municipal de São Carlos (SP).
O parlamentar, que apoiou a reeleição do prefeito Airton Garcia (PSL), lamentou “a falta de condições físicas” do mandatário para este segundo mandato. “São Carlos não tem prefeito. O titular do Poder Executivo de São Carlos não está em condições físicas para assumir as responsabilidades que são do Poder Executivo”.
“Assina sem ler, isso é perigoso. Não conversa e nem dialoga, isso é perigoso. Deixa que outras pessoas assumam a sua responsabilidade e falem por ele. O prefeito municipal de São Carlos, se fosse passar por um exame médico para ver sua capacidade de discernimento e deliberação, ele não conseguiria um atestado positivo de qualquer médico honesto”, complementou França.
Além disso, o vereador do Cidadania insinuou que essa situação de fragilidade do prefeito esteja sendo usada para atender desejos obscuros. “Aquilo que se faz com o prefeito Airton Garcia é algo desumano, porque interesses outros pretendem que ele fique na titularidade do Poder Executivo para fazer aquilo que outros desejam. E esses desejos são turvos, são obscuros, não são claros, não são honestos”.
Outro parlamentar da base de apoio do governo Airton Garcia que mostrou preocupação com a forma como a prefeitura vem sendo conduzida foi Sérgio Rocha (PTB), que se colocou contra a reeleição. “O cara não tem nada mais a perder, não tem mais eleição para frente, não vai mais disputar, tem quatro anos ganhos pela frente e abandona a cidade, abandona o nosso funcionário público e vai abandonando tudo. É o que está acontecendo com o nosso prefeito Airton Garcia”, afirmou.
Outro lado
Procurado, o prefeito Airton Garcia não negou ter problemas de saúde, mas afirmou que isso não está afetando sua gestão no comando da Executivo. “Como dizia Adhemar de Barros: falem mal, mas falem de mim. É sinal de que estou vivo, estou incomodando. Então eu não vou dar bola para isso”.