- Publicidade -
SaúdePesquisa de São Carlos usa luz para deixar vulneráveis bactérias antes resistentes

Pesquisa de São Carlos usa luz para deixar vulneráveis bactérias antes resistentes

Segundo os pesquisadores, foi aplicada ação fotodinâmica com agentes fotossensíveis que causaram “estresse oxidativo” nas bactérias, as deixando vulneráveis aos antibióticos

- Publicidade -

 

Pesquisa do IFSC mostra uso da fotônica no combate às bactérias. (Foto: Divulgação)
Pesquisa do IFSC mostra uso da fotônica no combate às bactérias. (Foto: Divulgação)

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, desenvolveram uma técnica que torna vulneráveis bactérias que estão resistentes a antibióticos. A descoberta foi relatada em revista científica do Estados Unidos.

- Publicidade -

Segundo os pesquisadores, foi aplicada ação fotodinâmica com agentes fotossensíveis que causaram “estresse oxidativo” nas bactérias, as deixando vulneráveis aos antibióticos.

As superbactérias têm sido um desafio da farmacologia e medicina modernas e têm forçado a indústria a desenvolver novos e novos princípios ativos que façam frente a estes organismos nocivos à saúde.

LEIA MAIS
São Carlos investiga morte de cachorro por intoxicação após comer petisco
Equipes combatem incêndio que atinge Águas da Prata há quatro dias

Outro trabalho sobre este tema está em fase de publicação em outra revista internacional, sendo que estas abordagens científicas estão tendo repercussão internacional, devendo prover novas esperanças para o combate das bactérias resistentes.

O trabalho é desenvolvido no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cefop) sob a coordenação do professor Vanderlei Salvador Bagnato, com a participação de Kate Blanco e Jennifer Machado e de uma rede de pesquisadores internacionais.
 

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
Arena Intergames: Inscrições terminam nesta sexta; saiba como se inscrever
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -