- Publicidade -
SaúdeApós um mês, São Carlos tem número de vacinados contra gripe abaixo da meta

Após um mês, São Carlos tem número de vacinados contra gripe abaixo da meta

Imunizantes estão sendo aplicados nos grupos prioritários todos os dias, nas unidades de saúde

- Publicidade -

 

Nesta quinta-feira (11) a cidade de São Carlos completa um mês desde o início da vacinação contra a gripe, mas com um índice de vacinados bem abaixo da meta. Até o momento, quase 27% do público-alvo está imunizado, mas pela meta da Secretaria da Saúde, ainda falta mais de 77 mil pessoas.

- Publicidade -

Segundo os dados mais recentes do departamento de Vigilância em Saúde – atualizados na última sexta-feira*, os grupos prioritários que desta vez estão sendo vacinados sem escalonamento contemplam as seguintes situações:

  • Crianças de seis meses a cinco anos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Idosos (60 anos ou mais);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Indígenas;
  • Adolescentes em medidas socioeducativas;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas portadoras de comorbidades.

VEJA TAMBÉM

São Carlos registra nova morte por Covid-19

São Carlos confirma novos casos de dengue

Destes públicos, quem tem o maior percentual de imunização até aqui são os profissionais de saúde, com 45,3% da categoria vacinada. Na sequência os idosos, com 30,2% do público atingido, e outros 24% de professores que estão protegidos.

- Publicidade -

O índice atual é bastante semelhante ao federal, já que no país todo a cobertura vacinal dos prioritários está em 25%, segundo o Ministério da Saúde. A pasta, no entanto, reforça que a estimativa é vacinar 90% de cada um dos grupos elegíveis.

ONDE SE VACINAR NA CIDADE

A campanha de vacinação é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), sempre aos dias úteis, das 7h30 às 16h30.

Para se imunizar, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento oficial com foto e CPF, bem como, no caso dos professores, profissionais da saúde e das Forças Armadas, pessoas com deficiência e portadoras de comorbidades, um documento que identifique a condição referida.

PROTEÇÃO NECESSÁRIA

O Ministério da Saúde ressalta que, mesmo que as pessoas dos grupos prioritários tenham tomado a vacina no ano passado, é necessário buscar a imunização neste ano.

“O agente causador da gripe é um vírus, em que as cepas (subtipos) podem mudar de um ano para o outro. Por isso, é importante se proteger dos vírus Influenza que estiverem circulando com mais intensidade”, diz o comunicado.

A pasta também ressalta que a vacina é composta por vírus inativados, portanto, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença, e que a imunização é a forma mais eficaz e segura de prevenir casos graves e óbitos por gripe.

*O portal acidade on solicitou índices de vacinação atualizados, mas a prefeitura informou que o balanço é divulgado apenas semanalmente. 

LEIA MAIS

Desafios perigosos na internet: Pediatras alertam pais sobre o risco

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -