- Publicidade -
SaúdeHomem de 44 anos morre de febre amarela na região de São Carlos

Homem de 44 anos morre de febre amarela na região de São Carlos

Paciente morava na área urbana e não estava imunizado contra a doença, segundo prefeitura

- Publicidade -

 

  vacina é recomendada para vários destinos internacionais, nacionais e para todo o Estado de São Paulo. Foto: Rodrigo Nunes/MS

Um homem de 44 anos morreu de febre amarela em São João da Boa Vista, na região central do estado. O óbito aconteceu em 30 de abril, mas a causa da morte foi confirmada nesta semana. Segundo a prefeitura, o homem não estava vacinado contra a doença.

- Publicidade -

O paciente morava na região da Vila Valentin. Ele começou a ter dor abdominal, febre, mal-estar geral e sintomas respiratórios em 25 de abril. Segundo a prefeitura, cinco dias antes de manifestar os sintomas, ele esteve na área rural de São João da Boa Vista.

O homem foi internado no dia 29 de abril, com alterações nas funções hepática e renal, falecendo no dia seguinte.

VEJA TAMBÉM

Caic São Carlos fará ações de prevenção de ISTs em junho

Dengue tem disparada em São Carlos; região da Vila Nery concentra 1/3 dos casos

- Publicidade -

A Prefeitura de São João da Boa Vista disse que realiza nebulização veicular contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a febre amarela, e também dengue, zika e chikungunya e também faz visitas domiciliares para combater o transmissor.

FEBRE AMARELA NA REGIÃO

Em janeiro deste ano, Vargem Grande do Sul, município vizinho a São João da Boa Vista, anunciou o primeiro caso de febre amarela do Estado de São Paulo desde 2020. O paciente era um homem de 73 anos, é morador de zona rural, que chegou a ser internado e se recuperou.

vacina é recomendada para vários destinos internacionais, nacionais e para todo o Estado de São Paulo. Foto: Rodrigo Nunes/MS

TRANSMISSÃO DA DOENÇA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. 

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:

  • febre alta;
  • icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
  • eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem febre amarela grave podem morrer. Assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas, é fundamental buscar ajuda médica imediata.

O tratamento da febre amarela é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado.

Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

LEIA MAIS

Saiba como atividades físicas ajudam a reduzir a doença de Parkinson

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -