A área técnica do Ministério da Saúde informou, neste domingo (18), que o pedido de aplicação da vacina contra Covid-19 da Pfizer para crianças entre 6 meses e 4 anos está em análise para a aprovação, que deverá sair em breve.
A dose pediátrica do imunizante já havia sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira (16), e enviada ao ministério para avaliação.
De acordo com o ministério, se aprovada a recomendação, a liberação da vacinação para este público não deverá demorar, pois o governo tem contrato com a fabricante Pfizer para distribuição de todas as doses que já foram aprovadas pela Anvisa.
LEIA MAIS
São Carlos tem queda na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
A pasta informou, ainda, que ficará a critério dos estados e municípios o cronograma de imunização deste público-alvo, bem como a disponibilização de um calendário para a aplicação das doses em cada faixa-etária.
A administração do imunizante aprovada pela Anvisa consiste na aplicação de três doses de 0,2 ml cada, o equivalente a 3 microgramas. As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose que deverá ser aplicada com, pelo menos, oito semanas de intervalo após a segunda dose.
Como a dosagem pediátrica é diferente daquela administrada em adolescentes acima de 12 anos, a tampa do frasco da vacina que será destinada às crianças acima de 6 meses será da cor vinho, para facilitar o reconhecimento do imunizante correto por profissionais da saúde e pelos pais.
*Com informações da Agência Brasil
VEJA TAMBÉM
Gal Gadot estará no elenco de Branca de Neve live-action