A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) autorizou as operadoras de planos de saúde a aumentarem em até 9,63% os contratos individuais e familiares.
Na região imediata de São Carlos, 41.389 dos quase 197 mil beneficiários de planos de saúde serão afetados pela mudança de valores, o que representa 21% do total. Fazem parte da região delimitada do IBGE as cidades de Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.
VEJA TAMBÉM
SP prorroga inscrições para concurso que vai contratar professores com salários de até R$ 5 mil
São Carlos conta 207 vagas de trabalho no pós-feriadão; confira a lista
O reajuste foi aprovado na manhã desta segunda-feira (12) e entra em vigor após publicação no Diário Oficial da União.
Os 9,63% representam o percentual máximo que os planos podem aplicar sobre os valores vigentes. Os reajustes são realizados nas datas de aniversário do contrato. Segundo a ANS, planos que completam anos em maio, junho e julho poderão ter cobrança retroativa.
Diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello defendeu o reajuste, que foi apreciado pelo ministério da Fazenda e aprovado em reunião de diretoria colegiada da agência na manhã desta segunda-feira. “O índice definido pela ANS para 2023 reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2022 em comparação com as despesas assistenciais de 2021 de beneficiários de planos de saúde individuais e familiares”, explicou Rebello.
Em nota, a ANS sustenta que o porcentual aprovado se baseou na mesma metodologia que vem sendo aplicada desde 2019. O cálculo considera a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem Plano de Saúde.
De acordo com a agência reguladora, o reajuste que define o valor final do plano leva em consideração a inflação, o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos.
LEIA MAIS
Conheça o tratamento de cardiopatia congênita que não deixa sequelas