A Santa Casa de São Carlos receberá um repasse de verba para a realização de mais três mil cirurgias eletivas de pequena e média complexidade.
A iniciativa foi divulgada nesta segunda-feira (8), após o fechamento de um contrato entre a Prefeitura e a administração do hospital.
Ao todo, o convênio prevê um repasse de R$ 3,1 milhões ao hospital, que será feito em parcelas mensais de R$ 250 mil, para viabilizar a realização dos procedimentos.
Entre as cirurgias oferecidas estão previstos os procedimentos de tratamento de hérnia, varizes, retirada de catarata, retirada de pedra na vesícula e ortopédicos.
São Carlos tem, atualmente, 7.515 pessoas aguardando na fila de espera para a realização de cirurgias eletivas. Segundo a administração pública, o alto número de pessoas à espera dos procedimentos se deve ao período da pandemia, em que as cirurgias ficaram suspensas para atender os casos de Covid-19.
Com a implementação dos novos procedimentos, a Santa Casa prevê realizar entre 250 e 290 cirurgias todos os meses. Além disso, o Hospital Universitário (HU-UFSCar) também tem capacidade para realizar cerca de 100 cirurgias eletivas ao mês.
A Secretaria de Saúde (SMS) da cidade alerta a população que aguarda os procedimentos para a importância de manter o cadastro atualizado, já que o contato para convocação da cirurgia é feito por telefone.
A atualização cadastral pode ser feita presencialmente na sede da SMS, localizada na Avenida São Carlos, 947 – Centro, ou pelo telefone (16) 3362-1350.