São Carlos recebeu na última sexta-feira (24), 3.015 doses da vacina Spikevax monovalente contra Covid-19.
O Departamento de Vigilância em Saúde deve iniciar a distribuição das doses para as unidades de saúde na segunda-feira (27).
A imunização – que ficará disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as USFs (Unidades de Saúde da Família) – será realizada nos grupos prioritários composto por paciente de:
- 60 anos ou mais;
- gestantes e puérperas;
- pessoas que vivem em instituições de longa permanência;
- pessoas imunocomprometidas;
- pessoas em situação de rua;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas privadas de liberdade;
- adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
- funcionários do sistema de privação de liberdade;
- ribeirinhos; quilombolas e indígenas.
Sobre a Spikevax
O imunizante foi atualizado devido à necessidade de proteção contra a subvariante ômicron XBB 1.5, que possui mais de 40 mutações em comparação com o vírus original. A vacina monovalente do laboratório Moderna pode ser aplicada em faixas etárias acima de seis meses.
Mesmo com esquema completo e doses de reforço, desde que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses, a população acima de 5 anos dos grupos prioritários deve buscar uma unidade de saúde para realizar essa atualização.
Crianças de 6 meses a 4 anos receberão uma ou duas vacinas, a depender do esquema vacinal anterior, obedecendo o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. Por isso, para esse grupo de crianças, recomenda-se comparecer à unidade de saúde para a avaliação do profissional da sala de vacina.
Os imunizantes podem ser administrados simultaneamente ou a qualquer momento antes ou depois de outras vacinas para adultos, adolescentes e crianças.
Desde o início deste ano a imunização contra o coronavírus foi incluída no calendário vacinal das crianças menores de cinco anos e na estratégia de vacinação anual para os grupos prioritários.