- Publicidade -
CotidianoVacinação contra a gripe em São Carlos avança pouco

Vacinação contra a gripe em São Carlos avança pouco

Podem ser imunizadas contra a gripe pessoas com mais de seis meses de idade, mediante apresentação de RG, CPF e carteira de vacinação

- Publicidade -

Apesar do clima propício e da maior circulação de vírus respiratórios, a população de São Carlos continua não aderindo à campanha de vacinação contra a gripe. Desde a semana passada, os indicadores de imunização avançaram pouco na cidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, foram vacinadas 73.062 doses contra a influenza desde o começo da campanha, o que representa 52,5% dos grupos prioritários. No balanço do dia 1º de agosto, o percentual estava em 52%, com 71.954 aplicações.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
Moradores do Aracy 2, em São Carlos, reclamam de falta de água
Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe venda de pets; veja como vai ser

Entre os grupos vacinais, a situação vacinal é a seguinte:

  • Gestantes: 46,8%
  • Idosos: 56%
  • Puérperas: 50,7%
  • Trabalhadores de Saúde: 65,5%
  • Professores: 59,4%
  • Crianças: 34,8%

O grupo vacinal com menor cobertura é o das crianças, justamente as quais podem mais sofrer com complicações da doença. Os idosos, outro grupo de risco, estão em melhor cobertura, acima da metade, mas menor do que o esperado e projetado pelo Ministério da Saúde.

Quem pode se vacinar?

Podem ser imunizadas contra a gripe pessoas com mais de seis meses de idade, mediante apresentação de RG, CPF e carteira de vacinação. A aplicação é feita em qualquer unidade de saúde da cidade, das 7h30 às 16h30.

Ainda dá tempo de se imunizar contra a gripe. A campanha vai até o dia 31 deste mês. O imunizante protege contra os três principais tipos de vírus em circulação e deve ser reaplicado anualmente, devido à variabilidade de sorotipos.

- Publicidade -

“O imunizante pode prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de minimizar sintomas que podem ser confundidos com os da Covid”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins.

LEIA MAIS
Veja como se proteger de golpes com clone de voz por IA

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -