São Carlos tem 466 pessoas que perderam o prazo para a segunda dose em março. A informação é da prefeitura da cidade e leva em consideração o total de pessoas que não havia tomado o reforço até a segunda-feira (12).
Somente em março, o número de atrasos chegou a 262. O total do terceiro mês supera a soma dos meses de janeiro e fevereiro, quando o número de pessoas que não compareceram para tomar o reforço no prazo era de 59 e 145, respectivamente.
Segundo dados do Vacinômetro, até esta terça-feira (13) pouco mais de um terço dos que recebeu a primeira dose da vacina já recebeu a segunda dose. Tomaram o reforço 13.096 das 34.268 pessoas imunizadas na cidade.
Cada vacina tem um prazo para a realização da segunda dose. No caso da Coronavac, vacina do Butantan que responde a 80% das imunizações no país, o melhor resultado é alcançado em intervalo de 21 a 28 dias. Já a vacina da AstraZeneca recomenda reforço após três meses.
Na manhã de hoje, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que 1,5 milhão de pessoas estavam com a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus atrasada. O titular afirmou que a pasta irá emitir uma lista por estado com as pessoas que estão com o reforço pendente.
Especialistas da área da saúde afirmam que é importante a aplicação da segunda dose dos imunizante contra a Covid-19. O não comparecimento pode resultar em perda de eficácia da vacina.