- Publicidade -
vacinas74% dos testados em São Carlos têm anticorpos neutralizantes, diz laboratório

74% dos testados em São Carlos têm anticorpos neutralizantes, diz laboratório

Percentual de pessoas com imunização efetiva por ser ainda maior ao levar em consideração outros anticorpos induzidos por vacinação

- Publicidade -

Levantamento mostra presença de anticorpos (Foto: Myke Sena/MS)
Levantamento mostra presença de anticorpos (Foto: Myke Sena/MS)

Levantamento realizado por laboratório de biotecnologia de São Carlos realizado a pedido do acidade on São Carlos revela que 73,6% das pessoas que realizaram exames de efetividade da vacina contra a Covid-19 tinham anticorpos neutralizantes no organismo. O serviço é oferecido na cidade desde meados de junho.

- Publicidade -

O exame de detecção de anticorpos neutralizantes capta a presença da proteína “spike”, parte do vírus associada à capacidade de entrada do Sars-CoV-2 na célula humana.

O diretor científico e co-fundador da DNA Consult, Euclides Matheucci, explica que o percentual de pessoas cuja vacina fez efeito é ainda maior, uma vez que o organismo produz anticorpos para diversas partes do vírus.

“Estes 74% que criaram anticorpos neutralizantes estão muito mais protegidas do que outras pessoas que tomaram a vacina e não criaram anticorpos neutralizantes. Não quer dizer que os outros não estão imunes pois podem ter criado outros tipos de anticorpos”, relata.

Matheucci afirma que a ciência vem descobrindo nos últimos tempos que a taxa de anticorpos contra a Covid vai caindo conforme o tempo vai passando, tanto que novas doses da vacina têm sido necessárias.

“Essa imunização diminui com o tempo. É uma coisa que fica muito clara, por que não é que hoje tem um percentual de imunização muito bom que a situação vá continuar assim daqui a três ou quatro meses. Vai caindo com o tempo, tanto que estamos tomando a terceira dose e não tenho dúvidas que haverá sucessivas doses de reforço”, consta.

- Publicidade -

Com o avançado da campanha de vacinação, caiu em 50% a demanda por exames de detecção de anticorpos neutralizantes em São Carlos, segundo a empresa. A redução se deu entre outubro e novembro.

Aumento na procura
O laboratório de biotecnologia de São Carlos registrou aumento na procura de exames RT-PCR entre outubro e novembro. Os números absolutos não foram divulgados, mas empresa fala em 106% de alta.

Apesar do crescimento, o percentual de positivados entre os testados está em patamar baixo, em 5,3%. Há um ano, a proporção de exames “detectados” estava em 15%.

Por outro lado, o número de exames do tipo feitos pela DNA Consult despencou 74,3% no mesmo período.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -