- Publicidade -
vacinasBrotas divulga plano de vacinação, com 4 mil pessoas na primeira fase

Brotas divulga plano de vacinação, com 4 mil pessoas na primeira fase

O documento inclui aquisição de insumos, estratégias de logística de distribuição e armazenamento das doses; confira

- Publicidade -

Quase 4 mil pessoas serão vacinadas nesta primeira fase da campanha de vacinação (Foto: redes sociais)

Brotas (SP) se prepara para iniciar a vacinação contra a Covid-19. O público-alvo nesta primeira etapa é formado por 3.945 pessoas, sendo 915 trabalhadores da saúde e 3.030 idosos, segundo a Prefeitura.  

O Plano Municipal de Imunização foi elaborado pela Secretaria de Saúde e lançado nesta terça-feira (19). O documento inclui aquisição de insumos, estratégias de logística de distribuição e armazenamento das doses. “Assim que a vacina chegar, Brotas estará preparada para aplicar as doses na população”, afirmou o prefeito Leandro Corrêa (DEM).  

- Publicidade -

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 segue o calendário divulgado no Plano Estadual de Imunização (PEI), com início da oferta das doses na próxima segunda-feira (25), data que ainda depende de confirmação do governo estadual, responsável pelo envio de doses aos municípios. Brotas irá receber as doses do Departamento Regional de Saúde de Bauru (SP) (DRS-4) e está aguardando contato com as instruções de logística.  

Segundo o PEI, os grupos prioritários para vacinação são os trabalhadores da saúde em atividade e as pessoas com mais de 60 anos, que serão vacinados de forma escalonada.  

Na cidade, a imunização será feita em pontos fixos, como unidades de saúde, e postos volantes. Para isso, o atendimento será ampliado em duas horas diárias e um dia por semana, ocorrendo de segunda a sexta, das 13h às 19h, nos postos cinco fixos: Centro de Saúde II, Unidade Básica de Saúde do Taquaral, Unidade Pró-Mulher, Posto de Saúde da Família Campos Elíseos, Unidade de Saúde do Patrimônio. Aos sábados, das 8h às 17h no Centro de Saúde II e Unidade Básica de Saúde do Taquaral e postos volantes, incluindo o Broa.  

Por conta do processo de vacinação da Covid-19, a imunização de rotina das crianças passa a ser realizada em novo horário: das 7h às 12h, evitando assim a permanência das crianças com as faixas etárias que receberão a imunização.  

A vacina que será aplicada é feita com vírus inativado do novo coronavírus, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil e responsável por grande parte das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.  

- Publicidade -

A aplicação é feita em duas doses, com intervalo de 21 dias. Obrigatoriamente, a segunda dose deve ser do mesmo tipo da primeira. Isto porque estão previstas que vacinas de outros fabricantes sejam incorporadas em breve pelo Ministério da Saúde.  

Segundo a Prefeitura de Brotas, os insumos para uso na vacinação, como seringas e agulhas, para garantir a vacinação virão do governo do Estado. O município garantiu estar preparado para iniciar a campanha. A Secretaria de Saúde fará um treinamento no Centro Cultural para orientações aos profissionais que participarão deste processo de imunização.  

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Centro de Saúde II funcionará como uma central logística. O local possui infraestrutura e equipamentos para a armazenagem da vacina, incluindo o sistema de segurança com alarmes. A unidade contará ainda com segurança 24 horas por dia, da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.  

Três veículos serão utilizados para a distribuição das vacinas e insumos, bem como um eventual remanejamento. Os carros também serão utilizados no deslocamento das equipes de saúde responsáveis pela vacinação dos acamados.

Acamados
A vacinação dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção será feita pelas equipes volantes. Os familiares e representantes legais dos idosos acamados ou com restrições de mobilidade deverão realizar inscrição na unidade de saúde do seu bairro para a vacinação em domicílio.  

As inscrições iniciam nesta quarta-feira (20) e seguem até a próxima segunda-feira (25), mediante apresentação de documentação que comprove a condição de saúde do paciente.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -