O governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (16) a abertura do pré-cadastro para interessados em participar dos testes da Butanvac, a vacina contra a Covid desenvolvida pelo Instituto Butantan.
De acordo com o instituto, os interessados em participar do ensaio clínico devem ter mais de 18 anos. O pré-cadastro acontece por meio de site, no qual os candidatos devem preencher com dados pessoais. Quando os ensaios se iniciarem, os inscritos receberão informações sobre como participar da pesquisa, que será realizada pelos centros de pesquisas parceiros.
Segundo a gestão estadual, o novo imunizante será feito 100% no Brasil sem a dependência de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, como acontece hoje com a Coronavac.
A nova vacina tem uma tecnologia já dominada pelo Instituto Butantan, que usa vírus inativados, por meio da técnica de inoculação em ovos embrionários, em processo semelhante ao usado na vacina da gripe.
Os estudos serão feitos em três etapas. Na fase A, serão convidados 418 voluntários para a avaliação da segurança e seleção de dose da vacina. Já nas etapas B e C, com 5.000 voluntários, serão analisadas as respostas imunes nos participantes.