O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23), o início do envio das novas remessas de doses de CoronaVac, do Instituto Butantan, ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Imunizantes devem chegar na região até a próxima semana.
No total, serão 5,6 milhões de doses até 5 de março, 65% a mais do volume previsto inicialmente. A previsão é de que sejam entregues 46 milhões de doses até 30 de abril, e mais 54 milhões até 30 de agosto.
Nesta terça-feira (23), o Instituto Butantan fará a distribuição de 1,2 milhão de doses e, amanhã (24), serão entregues mais 900 mil frascos da vacina. Para 25, 26 e 28 de fevereiro ainda estão previstas liberações de 600 mil doses diárias. Desta forma, até domingo (28), o Estado fornecerá um total de 3,9 milhões de doses ao PNI.
São Carlos está na 4ª posição em ranking de vacinação
Governo autoriza dispensa de licitação para comprar vacinas russa e indiana
O Instituto ainda prevê o envio de 1,7 milhão de vacinas para imunização do país no início de março, sendo 600 mil doses no dia 2 de março, 500 mil no dia 4 e 600 mil no dia 5. Na soma total, serão 5,6 milhões de frascos desta terça-feira até a primeira semana do próximo mês.
Na região
As prefeituras de cidades da região aguardam a chegada de novos lotes para dar seguimento à imunização contra a Covid-19 em outras faixas etárias, como em idosos de 80 a 84 anos.
Em São Carlos (SP), as doses em estoque estão sendo utilizadas para a vacinação de idosos acima de 85 anos que perderam a data e aplicação da segunda dose em profissionais da saúde.
A expectativa da prefeitura é de que essa nova faixa entre no calendário vacinal em 1º de março, já que há previsão de chegada de novas doses para o Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) a partir desta terça-feira.