- Publicidade -
vacinasCovid-19: São Carlos estuda distribuição online de senhas para vacinação

Covid-19: São Carlos estuda distribuição online de senhas para vacinação

Após a implantação da ferramenta, a população poderá garantir “lugar na fila” sem esperar no posto de saúde; medida pode ser anunciada em breve

- Publicidade -

Vacinação contra a Covid-19 na UBS do Cidade Aracy. Foto: CBN São Carlos

As próximas faixas etárias da vacinação contra a Covid-19 poderão contar com sistema online de distribuição de senhas em São Carlos (SP). O projeto já está desenvolvido e aguarda parecer favorável da Secretaria Municipal de Saúde, que pode indicar mudanças.

- Publicidade -

A novidade pode ser anunciada nas próximas semanas, segundo a Prefeitura.

A ideia da administração é facilitar a distribuição de senhas, dar agilidade no atendimento e garantir a previsibilidade de distribuição de doses diariamente. Atualmente, as senhas são distribuídas nos próprios locais de aplicação. A Secretaria da Saúde disponibiliza 300 doses para cada local fixo e 500 para drive-thrus.

Entre as funcionalidades estudadas estão a escolha do posto de saúde onde a aplicação vai acontecer e quando será feita a imunização.

Dentre as funcionalidades em estudo estão a possibilidade de escolher data e local da imunização. Caso haja agenda cheia, o usuário poderá adquirir senha para o dia seguinte.

Quando implantado, o distribuidor de senhas funcionará de forma integrada ao pré-cadastro já exigido na hora da vacinação. No formulário da Secretaria da Saúde são pedidos informações pessoais e feitas perguntas sobre o estado geral de saúde da pessoa.

- Publicidade -

A nova estratégia de distribuição de senhas faz sentido diante do tamanho do desafio que o programa vacinal da cidade tem pela frente. Desde o começo da vacinação, em janeiro desde ano, São Carlos tem enfrentado faixas etárias cada vez mais numerosas.

Estimativa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) dimensiona a demanda potencial diária que poderá surgir nos postos de saúde.

Entre 30 e 39 anos, os próximos grupos a serem vacinados nas próximas semanas, há 42 mil pessoas no município, de acordo com estimativa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A quantidade é a mesma da estimativa de idosos com mais de 60 anos.

Os próximos grupos são cada vez mais jovens e têm maior acesso e facilidade no uso de ferramentas digitais, o que poderá indicar maior adesão à distribuição de senha via internet.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -