O Departamento de Vigilância em Saúde comunica que nesta quarta-feira (18/08) profissionais da Vigilância Epidemiológica e do DGCA realizarão um plantão especial na APAE, das 13h30 às 16h30, somente para vacinar deficientes de 12 a 17 anos.
Quem não frequenta a instituição, mas é portador de alguma deficiência e tem entre 12 e 17 anos, também deve procurar o local para ser imunizado.
COMORBIDADES/GESTANTES – Já os adolescentes que possuem comorbidades, grávidas e puérperas na faixa etária dos 15 aos 17 anos serão imunizados nesta semana, porém de forma escalonada, sendo que na quarta-feira (18/08) será a vez de adolescentes com comorbidades com 17 anos; na quinta (19/08) adolescentes com 16 anos e na sexta (20/08) os com 15 anos.
Os adolescentes com comorbidades, grávidas e puérperas devem procurar as seguintes unidades fixas de saúde para receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19:
9h às 15h Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Maria Stella Fagá, Redenção, Azulville (com distribuição de 200 senhas de primeira dose por unidade). Nas Unidades de Saúde da Família (USF) Arnon de Melo/Angelina Cruzeiro do Sul, Zavaglia, CDHU, Jockey/Guanabara e São Carlos VIII, nessas serão distribuídas 150 senhas de primeira dose.
13h às 17h Nas UBSs do Cidade Aracy, Santa Felícia e São José (com distribuição de 150 senhas de primeira dose por unidade).
16h às 19h – Todas as terças e quintas-feiras permanece o horário estendido, das 16h às 19h, nas UBSs do Cidade Aracy, Santa Felícia e Redenção. O horário especial é reservado para o atendimento de trabalhadores. Nesses locais é exigido a apresentação de crachá da empresa ou carteira de trabalho. Para esse horário serão distribuídas 150 senhas diariamente por unidade.
O posto volante da Igreja Guadalupe, localizada no bairro Cidade Aracy, também continua atendendo, das 9h às 13h, com a distribuição de 150 senhas por dia.
Todas essas unidades fixas permanecem imunizando pessoas dos grupos anteriores (18 a 59 anos) com ou sem comorbidades, com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais, profissionais da educação, da saúde, motoristas e cobradores do transporte coletivo e idosos (60 anos ou mais).
Para fazer o cadastro basta acessar o www.vacinaja.sp.gov.br e preencher dados. Todos também devem imprimir e preencher formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. O comprovante de endereço é obrigatório. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente. A lista no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.
“Nesta terça-feira, dia 17, aplicamos a vacina nas pessoas com 18 anos. A partir de quarta iniciamos a imunização dos menores de idade, porém começamos com os adolescentes com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas, lembrando que como são menores de idade é obrigatório que o menor esteja acompanhado por um dos pais ou por um responsável, maior de idade. Os pais também precisam levar o relatório de comorbidades dos seus filhos, as gestantes devem levar a carteira de acompanhamento do pré-natal e as puérperas a certidão de nascimento de seus filhos, sem esses documentos não será possível a aplicação da vacina”, ressalta Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.
SEGUNDA DOSE – Os postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery e no Shopping Iguatemi estão realizando exclusivamente a imunização de segunda dose das vacinas ASTRAZENECA e CORONAVAC com distribuição de 400 senhas por drive. As pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA até 21/08 já podem antecipar a imunização. Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.