Dourado (SP) e Itirapina (SP) estão entre as cidades da região que ainda não iniciaram a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em idosos acima de 85 anos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Itirapina, não há previsão para aplicação da dose extra. Nesta segunda-feira (13) a cidade está aplicando somente as segundas doses agendadas de Astrazeneca.
Em Dourado também não há previsão. Hoje, o departamento de Saúde deve retirar novas doses dos imunizantes, mas não se sabe a destinação. A cidade também aguarda doses para completar o esquema vacinal de quem tomou Astrazeneca.
Na região, quatro cidades anteciparam a imunização extra em relação ao plano estadual. Porto Ferreira (SP) começou a aplicação em 5 de setembro, Descalvado (SP) e Ribeirão Bonito (SP) começaram na última sexta-feira (10), e Ibaté (SP) no sábado (11).
Nesta segunda, a dose adicional passou a ser aplicada em São Carlos (SP), mediante agendamento prévio, e Brotas (SP), com aplicação no posto de vacinação Vila Vicentina.
Veja mais notícias de São Carlos e região clicando aqui
Estado
A vacinação dessa faixa etária está incluída no Plano Estadual de Imunização (PEI) do governo estadual, e seguindo o calendário disponível no site Vacina Já, deverá ser de 13 a 19 de setembro.
Ainda em outubro, o estado prevê a imunização extra de três novos grupos: 80 a 84 anos e imunossuprimidos acima de 18 anos entre os dias 20 e 26 de setembro e idosos de 70 a 79 anos começando no dia 27.
De acordo com a estimativa do Estado, os idosos de 60 a 69 anos serão contemplados com a dose de reforço no próximo mês, de 4 a 10 de outubro.