São Carlos (SP) e Ibaté (SP) estão entre as nove cidades do Estado de São Paulo que vão realizar a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos dentro de escolas estaduais. Início da imunização ainda aguarda posicionamento do Ministério da Saúde.
A informação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (5). Na ocasião, o secretário da Educação Rossieli Soares explicou que a pasta fechou parceria com as Secretarias Municipais de Saúde para realizar a ação. Outras prefeituras que desejarem, podem procurar as diretorias de ensino para formalizar a parceria.
“De ontem para hoje já conversamos com nove municípios que tem 268 escolas que serão participantes. Caieiras, Campinas, Cajamar, Ibaté, Jundiaí, Louveira, Mairiporã, Nova Odessa e São Carlos”, esclareceu Rossieli Soares, secretário da Educação.
O início da imunização, no entanto, ainda precisa da sinalização do Ministério da Saúde, que também deve ser responsável pelo envio das doses para o novo público. A decisão a nível federal deve ser divulgada também nesta quarta.
Assista a coletiva clicando aqui
Plano fechado
Também durante a coletiva, o governador João Doria (PSDB) confirmou que o Governo do Estado já tem pronto, desde o fim do ano passado, o plano de vacinação para as mais de 4 milhões de crianças de 5 a 11 anos.
De acordo com Doria, o Estado tem capacidade para imunizar 250 mil crianças por dia, paralelamente à vacinação que já ocorre. A estimativa é de que a etapa inicial de vacinação seja concluída em três semanas.
Além das escolas estaduais que vão ofertar a vacinação, outros 5,2 mil postos volantes foram recadastrados no Estado para permitir essa expansão. A meta do Estado é vacinar 4,3 milhões de crianças, com prioridade para 850 mil delas com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.
“Toda a logística e infraestrutura foi planejada ainda no final do ano passado e está preparada para começar a imunização das crianças imediatamente, desde que o Ministério envie as vacinas para imunização, ou que autorize o Governo de SP a comprar a vacina da Pfizer”, disse.
O Governo salientou que segue aguardando a decisão da Anvisa para uso emergencial da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, para imunização das crianças. Há 12 milhões de doses prontas para uso nas campanhas.