- Publicidade -
vacinasDiretora aponta déficit de profissionais da saúde para vacinação em São Carlos

Diretora aponta déficit de profissionais da saúde para vacinação em São Carlos

Cidade foi uma das que deu sinal verde para utilizar escolas estaduais como pontos, mas até o momento não colocou em prática

- Publicidade -

Vacinação infantil simbólica em escola estadual de São Carlos. Foto: CBN
Vacinação infantil simbólica em escola estadual de São Carlos. Foto: CBN

Em janeiro, São Carlos (SP) fechou parceira com o governo estadual para utilizar escolas estaduais como pontos de vacinação contra a Covid-19, na intenção de atrair adolescentes e crianças e trazer mais segurança. Um mês depois, a cidade ainda não colocou em prática a iniciativa e não tem previsão de quando isso vai ocorrer.

- Publicidade -

Segundo Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde, a administração chegou a se reunir com autoridades estaduais e recebeu o aval para utilizar nove unidades em uma tentativa de proteger mais a saúde das crianças e dos adolescentes. No entanto, a cidade não tem equipes de saúde para isso.

“A gente sabe que hoje os serviços de saúde também estão tendo alta procura, então para não ter esse cruzamento de pessoas procurando consultas médicas e procurando a vacinação, foi ofertado, mas a gente está em um momento com escassez de profissionais, muitos profissionais afastados também com síndrome gripal e alguns com diagnóstico de Covid, então a gente ainda não conseguiu concluir a possibilidade de criar equipes para a gente poder criar esses espaços”, explicou.

Por conta disso, a prefeitura decidiu ampliar a imunização nas próprias unidades de saúde para reaproveitar a estrutura, e principalmente, os profissionais. Hoje, são sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e seis Unidades de Saúde da Família (USFs) que aplicam os imunizantes para crianças de 5 a 11 anos. Para os adolescentes, a imunização acontece em outros cinco pontos.

Apenas de não estar utilizando os espaços neste momento, como outras cidades da região seguem fazendo, Crislaine enfatiza que ainda é uma vontade da administração. “É uma expectativa da gente utilizar esses espaços”, disse.

Vacinômetro
Segundo o Vacinômetro estadual, a cidade contabiliza nesta quinta-feira (10) 559.049 doses aplicadas, com 227.345 primeiras doses, 207.282 segundas doses, 7.600 doses únicas e 116.822 doses de reforço.

- Publicidade -

Ponto de vacinação para 5 a 11 anos
– UBSs Aracy; Redenção; Botafogo; Vila Izabel; Azulville; Vila São José; Santa Felícia, das 8h às 16h
– USFs Antenor; Cruzeiro do Sul; Zavaglia; Astolfo/Munique; Jockey/Guanabara; Arnon/Santa Felícia, das 8h às 16h

Ponto para acima de 12 anos
– Ginásio Milton Olaio Filho, da 7h30 às 18h30
– Fundação Pró-Memória, UBSs Aracy Santa Felícia e Maria Stella Fagá, das 8h às 16h

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -