São Carlos (SP) conta 1.134 pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid atrasada, informou a prefeitura nesta quinta-feira (27). Em levantamento solicitado pela reportagem, a administração informou que a maioria dos faltosos são os idosos.
Segundo a gestão, 884 idosos deixaram de comparecer aos postos de vacinação. A proporção entre Coronavac (464) e Astrazeneca (420) são bem próximas.
Entre trabalhadores de saúde, há 218 faltosos, sendo 172 de Coronavac e 46 de Astrazeneca. E 32 funcionários da educação, todos imunizados com a vacina sino-brasileira, que deixaram de comparecer para a segunda dose.
Segundo o governo do Estado, com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, a gestão estadual define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.
Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.
As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma do PEI e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz).
Na região do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-3), da qual São Carlos faz parte, há 7.897 pessoas que deixaram de completar a imunização. Do total, 3.898 deixaram de tomar a vacina de Oxford e 3.999 a Coronavac.
Meio milhão em SP
O governo do Estado fez uma alerta nesta quinta-feira para 501,6 mil pessoas que ainda não compareceram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. Idosos de mais de 80 anos são a maioria entre os que não tomaram o imunizante da Fiocruz/Astrazeneca.
Os dados consolidados até hoje mostram que 501.693 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis e ainda precisam completar o esquema vacinal, ou seja, receber a segunda dose. O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Fiocruz/Astrazeneca e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).