- Publicidade -
vacinasEm um ano, São Carlos soma quase 518 mil doses de vacinas aplicadas

Em um ano, São Carlos soma quase 518 mil doses de vacinas aplicadas

Em 21 de janeiro de 2021, a técnica de enfermagem Karen Bonelli, de 35 anos, era a primeira imunizada na cidade; ela perdeu os avós para a Covid-19 em novembro de 2020

- Publicidade -

Monte Alegre do Sul aplica vacina contra covid-19 toda quarta-feira
Vacinação contra a Covid-19 na região. Foto: Diuvulgação

São Carlos (SP) completa nesta sexta-feira (21) um ano do início da vacinação contra a Covid-19 com quase 518 mil doses de vacinas aplicadas e mais de 212 mil pessoas com o esquema vacinal completo. 

- Publicidade -

Segundo o Vacinômetro estadual, a cidade contabiliza neste momento 213.795 pessoas com a primeira dose do imunizante, 205.601 com a segunda e outras 7.378 com a dose única. A dose de reforço já foi aplicada em 91.219 pessoas. 

No comparativo com a população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 83,69% da população está com o esquema vacinal completo e 86,9% iniciou a imunização, somando pessoas com primeira dose ou dose única. 

Em relação a Araraquara, que também pertence ao Departamento Regional de Saúde III (DRS-III) e tem público semelhante, a cidade também está avançada. Na morada do sol são 198 mil com o esquema vacinal completo e 482 mil doses aplicadas. 

Há um ano 
Na cidade, a primeira vacinada contra a Covid-19 foi a técnica de enfermagem Karen Alessandra Bonelli, de 35 anos. Atuando na linha de frente, ela perdeu seus avós paternos para a Covid-19 em novembro de 2020. 

Na época, a cidade também vacinou simbolicamente outras cinco pessoas. Foram elas: Graziele Nascimento de Oliveira, coordenadora de Enfermagem do Hospital Norden; Márcia Regina Angulo de Oliveira, técnica de enfermagem da UTI Adulto da Unimed; Cristiane Morais Borges Pereira, enfermeira do HU; Doutor Renato Rizolli, médico da Prefeitura de São Carlos e Vanessa Lopes de Carvalho, enfermeira supervisora do Pronto Atendimento do Grupo São Francisco. 

- Publicidade -

Hoje, um ano após o início da campanha, o município conseguiu vacinar todos os públicos previstos e começou a imunizar crianças com comorbidades ou deficiências, índigenas e quilombolas e os pequenos de 11 anos sem comorbidades. 

A vacinação dos adultos está sendo aplicada nos seguintes locais: Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30; Fundação Pró-Memória, das 8h às 16h; UBS do Aracy das 7h30 às 16h; UBSs Maria Stella Fagá e Santa Felícia das 8h às 16h. 

Para crianças, a vacinação segue das 8h às 16h nas UBSs Vila São José, Cidade Aracy, Redenção, Santa Felícia e Vila Isabel. Todos os dias, a partir das 15h, ocorre a “xepa da vacina” com aplicação de doses excedentes em crianças de 11 anos sem comorbidades.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -